Grupo de Trabalho - Software Livre

Criei outro tópico para tratarmos de projetos piloto para uso de software livre alinhados aos projetos da SME:

2 Curtidas

FEEDBACK

Pessoal nossos profissionais da SMSU conseguiram instalar o zabbix… Não vms mais precisar daquela “iso”, mas ainda aguardo o pluggin do thunderbird…

Obrigado pessoal

1 Curtida

Boa tarde, caso queira conhecer nossa instalação do Zabbix é só agendar, segue meu whats 11-99375-2673, vlw.

3 Curtidas

Opa Rogerio obrigado vms marcar sim… é na rua São Bento né?..

2 Curtidas

Pessoal aqui de SVMA também tem interesse em conhecer o Zabbix implantado na SMUL.

Podemos alinhar ai pra não terem que ficar repetindo apresentação.

Vlw

1 Curtida

Pessoal, um tópico importante para nosso grupo e para o qual fomos convidados a colocar a mão na massa literalmente:

2 Curtidas
   Bom dia, parceiros!
   Retomando as nossas trocas de ideias aqui no grupo, comunico que os problemas com as respostas no fórum foram solucionados. Peço que se alguém tiver alguma dificuldade nos comunique para que possamos corrigir.
   Trago também a mensagem que nosso amigo Yuri compartilhou conosco por e-mail, para melhor formalizarmos as conversas no Fórum:

   "Para enriquecer nossos debates sobre suítes office compatíveis com Linux, trago essa novidade recente no mercado que é o SoftMaker Office. Ele é um programa em código fechado que possui sua versão gratuita também com interface “Ribbon” (a mesma utilizada pelas versões office pós 2007).

Segue o link para notícia.

http://www.diolinux.com.br/2017/10/softmaker-office-2018-chega-para-linux-ribbon.html "

   Abraço a todos!

Caros, como estão?

Para enriquecer nossos debates sobre suítes office compatíveis com Linux, trago essa novidade recente no mercado que é o SoftMaker Office. Ele é um programa em código fechado que possui sua versão gratuita também com interface “Ribbon” (a mesma utilizada pelas versões office pós 2007), sendo muito similar à suíte da MS.

Importante notar que alega-se maior compatibilidade com os arquivos criados pela suíte da microsoft.

Segue o link para notícia.

Abs

2 Curtidas

Olá, boa tarde!
Vocês conhecem o CACIC - CONFIGURADOR AUTOMÁTICO E COLETOR DE INFORMAÇÕES COMPUTACIONAIS? É um software livre que está disponível no Portal do
Software Público Brasileiro do MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO. Link: https://softwarepublico.gov.br/social/cacic/download/versoes-estaveis/v3.1.15. Tentei ver como faz a instalação, mas, confesso que não entendi muito bem. Acho que exige mais conhecimento da área técnica. Vocês conhecem? Já usaram? Alguém poderia me dar um feedback dele ou me orientar a usar?
Att. Marcelo Davila (PR-CT).

4 Curtidas

Parceiros, para contornar os problemas com Exchange ao usar o Linux usem:

http://davmail.sourceforge.net/

3 Curtidas

Só precisa de não trabalhar na porta 25, e ver se a PRODAM não bloqueia POP e SMTP na rede, ai funfa, tudo isso seria dispensável se a PRODAM liberasse ser trabalhado com POP e SMTP direto no servidor deles. Mas boa indicação. Abs.

4 Curtidas

Bom dia! Amigos, que programa vocês recomendam para fazemos o levantamento de licenças do Windows e Office dos nossos computadores, aqui na Prefeitura Regional Cidade Tiradentes?
Atenciosamente
Marcelo Rosa Davila

1 Curtida

@MarceloDavila, não é software livre, mas é gratuíto e oficial da MS https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?&id=7826

Segue, também, um checklist de gestão de ativos de software da Microsoft http://download.microsoft.com/documents/en-us/sam/SAM_Checklist.pdf

4 Curtidas

Gente, boa noite!

Confesso que não consegui acompanhar tudo o que foi discutido por aqui pois o tópico ficou bastante extenso…

De qualquer forma, acho que separar as discussões de software livre para usuários finais e usuários técnicos (sistemas, redes, suporte etc.) ajudaria bastante.

Podemos avançar bastante na frente de software livre em desenvolvimento de sistema. Aqui na SME, por exemplo, estamos com um projeto recente utilizando tecnologias livres (Python, MongoDB etc.; ) e estamos abrindo os códigos dos nossos sistemas desenvolvidos em .NET (http://patiodigital.prefeitura.sp.gov.br/codigosabertos/). Guilherme também está nessas iniciativas (@d841180).

Um primeiro passo poderia ser participar e registrar os critérios para escolhas de tecnologia em todos os novos projetos de sistemas. Olhar par o legado realmente dá um pouco de desânimo. rs

Além disso, quem estiver licitando desenvolvimento de sistemas, vale a pena já deixar especificado o uso de tecnologias livres e diretriz de abertura dos códigos que forem desenvolvidos no termo de referência (Contratação de desenvolvimento de software e infraestrutura ágil).

Por fim, seria muito legal se os repositórios de sistemas livres da prefeitura fossem compartilhados por aqui, no Repositório de Soluções ou versionados direto na conta da prefeitura (http://github.com/prefeiturasp). Aliás, faz sentido cadastrarmos os sistemas da SME no Repositório de Soluções do portal de governança?

Abraços,

Eduardo Spanó

1 Curtida

Bom dia!
Nós estamos removendo os pacotes Office para instalar o Libre Office aqui na Prefeitura Regional Cidade Tiradentes. Parece que é possível configurar o MS-Exchange no aplicativo “E-Mail” do Windows 10, porém, há um detalhe na configuração que precisamos fazer para funcionar. Já tentamos aqui, fazer algumas configurações, mas, não funcionaram. Vocês poderiam nos ajudar?

1 Curtida

Fiz alguns testes no Email do Win10, ele configura a conta, baixa as pastas as não baixa os e-mails.

Já testamos também no Thunderbird mas nele é um plugin que abre um webmail dentro da interface, não resolve muito…

Em relação ao LibreOffice tive problemas com macros e layout de documentos que deforma de um pacote para outro…

1 Curtida

eu comecei a criar um tópico do wiki sobre python (http://wiki.govit.prefeitura.sp.gov.br/index.php?title=Python) mas não consegui avançar muito pois não conseguia postar adequadamente os trechos de vários snippets de código na wiki.

aproveitando, vocês usam Docker?

1 Curtida

Sobre o Docker, pelo que estou ouvindo falar, @X434435 e @d841180 tem usado :wink:

2 Curtidas

@d805717 fica referência para tutoriais bem didáticos: https://tutorial.djangogirls.org/pt/python_installation/

3 Curtidas

vlw pelos tutoriais :slight_smile: é bem bacana ter em mãos pois vez ou outra alguém pergunta sobre python

eu tenho uma base de códigos aqui, normalmente para testes regressivos de aplicações, que eu gostaria de compartilhar no wiki (tratamento de arquivos muito grandes e posicionais [mainframe], por exemplo) - a propósito o uso do python integrado com o Selenium é muito interessante

outra linguagem interessante é o Groovy (que é integrado ao SoapUI) - para testes regressivos é muito legal! eu tenho no meu backlog fazer qquer dia alguns scripts Groovy integrados ao Selenium no SoapUI, mas não sei se é possível

1 Curtida