Grupo de Trabalho - Software Livre

Cara eu terminei de incluir aqui mas não encontrei o manual de como mandar arquivos p repositório, se é q tenho permissão p envio…rs

Bom nada de impede de fzrmos um teste…vc tem esse bat ai?..vms ver se roda faz uns teste ai “pô”… :sunglasses:

1 Curtida

Rsrsrsrs… faz um tempão que joguei esse carinha fora… vou ser se consigo fazer outro… rsrsrsrs… Desde que fugi de suporte de microinformática e pulei pra sistemas, mas sempre gostei dessa área, vamos ver se ainda lembro alguma coisa… rsrsrs

Ah, e como preferencia pessoal, vou de libre office… Sempre tive muitos erros nos arquivos do Open Office… rsrsrsrs…

1 Curtida

Velho seria errado eu dzr q era a favor de por LINUX nas maquinas da rede, mas com o advento do forum fui obrigado a estudar um pouco do que ha na atualidade, sim pq conheço o linux de antigamente, interface ruim, zero drives, “jeitinho pra tudo” …hoje mudou pakas, ate me animei…quem sabe…"…Yes we can"
…ah e to mais tranquilo com relação a executar os apps em .net no Linux, basta instalar um tipo de framework nas maquinas…ai vai funfar… agora vaaaaiiii :smiley:

1 Curtida

Pra fechar no cronograma do nakamura/yure suguiro fzrmos um adendo, DEFINIR qual versao open office usar…

meu voto vai para brOffice… nem sei se tem ferramenta aqui p fzr um contador …se nao tiver a gente monta um formulário Google p ver isso…distribuímos nas demais profissionais e dxamos essa decisão democrática …

1 Curtida

Sim, principalmente dps do Ubuntu!!! Peguei a fase da mudança disso com o Kurumin que já achava bem legal e resolvia o problema com os softmodens miserentos da vida…

Hj ainda vale a máxima, quem domina shell faz a matrix funcionar, mas dá pra viver tão bem na interface gráfica que nem lembro mais nada dos comandos… Bons tempos de Guia Foca Linux… rsrsrsrsrs…

Nessa época também descobri o texto do link abaixo pra descontrair… rsrsrsrs:
http://www.guiafoca.org/?tag=semana-no-operador-bastardo-do-inferno

Não sei se ele ainda é, mas na época era a principal referência pra estudo de linux e preparatório pra certificações LPI 101 e LPI 201, que fui ver e já mudou até de nome… rsrsrsrsrsrs…

1 Curtida

BrOffice é baseado no Libre, eu voto nele tb… rsrsrs… E mesmo caso do MariaDB x MySQL, com ele ficamos livres de verdade do risco (quese nulo hoje) da Oracle mudar o licenciamento da ferramenta… rsrsrsrs…

1 Curtida

Acho q o mysql tem mais “suporte”…digo mais usuários mais chances de resolver algum problema com ajuda de outros DBA, acredito q ate para um futuro desenvolvimento de ferramentas mobile…sabe um de nos ai resolve criar um app fora da prefeitura p “fzr dinheiro…rs” ter alguma bagagem de mysql pesa mais q mariadb…mas vms votar…to de mysql…kkk

Só comentei dele como exemplo… Fora que os tutoriais deles ainda são quase que todos interoperacionais… rsrsrsrs…

Mas o Libre Office hoje por mais que seja parecido ao Open, agora, segue evoluções de forma independente… E na minha opinião é mais estável…

Pessoal antes de mais nada, se ofendo alguem com meu jeito de expressar ou jeito despojado e talz , me perdoem…ja participei de alguns foruns na rede, assuntos variados desde desenvolvimento de games a foruns de motociclismo …e sempre acreditei q os foruns fossem um espaço mais “livre” para expressar opiniões e acredito ainda q uma opinião p vc chamar de sua, tem q ter suas palavras, seu jeito … resumindo vou continuar teclando assim rsrs e peço q ao mandarem msg p mim teclem normalmente sem formalidades…apenas respeitando o veto de palavras de ofensa “belê” galera…

“não! ninguém me falou nada…é so p ja deixar claro meu ponto de vista…”

1 Curtida

esse eu nao conhecia, maneiro… visite esse aqui tbm… Vida de programador

vida de programador, vida de suporte… estes conheco a um bom tempo… rsrrsrsrs… Tem o buguinho tb… mas esse pega mais pesado um pouco… rsrsrsrs

To na mesma pegada… rsrsrsrs…

1 Curtida

Hey Nakamura, sabe d uma coisa, se pensar bem, o fato de nao formos trabalhar com as extensões open…digo odf odt etc… se focar msmo nas extensões proprietárias…ate daria p usar o WPS sim…pq em pouco tempo de uso aqui na minha maquina …ate q gostei dele…muito agradável de usar…vou continuar testando ele para ter uma melhor experiencia e ter mais tempo p formar opinião concreta… mas é bem maneira a interface…to pensando no usuário final…nao vai ter um baque pq sao pouquíssimas diferenças…

1 Curtida

Bem, muito bom este entusiasmo. Mas vamos organizar algumas coisas:

Quanto a distribuição do Linux, em versões para Desktop, as mais populares acredito que são Ubuntu e Debian. Podemos fazer algum tipo de teste para ver qual fica melhor no gosto dos usuários e talvez até mesmo oferecer as duas.

Quanto ao substituto do Office, acho que o Libre Office é uma melhor aposta.

Acredito que deveríamos eleger algum lugar que não dependa de softwares específicos ou que tenha demandas demasiadamente críticas e fazer um plano piloto de implantação de software livre por lá. Penso que começar com umas duas ou três EMEFs ou EMEIs seria um primeiro passo.

Já na questão de desenvolvimento de sistemas, vou tentar buscar melhores informações aqui na SMIT para tentar ver o que pode ser feito. Uma preocupação especial que eu tenho é acerca do .NET, do ASP, do SQL Server e do Oracle.

Quanto ao .NET, o Mono pode vir a ser um substituto, mas tenho receio que qualquer migração para Mono ou algo semelhante seria bastante complicada, e possivelmente não teríamos força política para tal. Migrar para Java, Python, Kotlin ou qualquer outra linguagem livre (C# em teoria é livre, mas na prática não é bem assim), provavelmente enfrentaríamos uma resistência ainda maior.

Quanto ao ASP, esse aí é mais complicado. Os sistemas desenvolvidos em ASP são na sua maioria legados e fortemente dependentes da plataforma Microsoft e não existe solução aberta que seja um substituto direto. A única solução que vejo seria refazer esses sistemas do zero, o que demanda uma força política e um esforço de implementação muito grande.

Quanto ao SQL Server e o Oracle e em alguns casos, até o DB2, é possível substituí-lo por algum banco de dados aberto parrudo tal como o PostgreSQL, MariaDB, MySQL, MongoDB, Cassandra, etc. Entretanto, novamente, provavelmente não temos força política para fazer isso nos sistemas mais complexos, em especial naqueles que estão rodando em mainframe.

Os sistemas feitos em Access tendem a ser mais simples e mais fáceis de se solucionar, embora esteja longe de ser algo trivial.

Enfim, a complexidade para se livrar de sistemas que rodam em plataforma proprietária é grande e nossa força política ainda é pequena. Nesta frente, é um trabalho que certamente levará vários anos. Entretanto, o primeiro passo é reconhecer essa necessidade e mapear quais são os sistemas que utilizam essas plataformas.

2 Curtidas

Opa como representante da SMSU deixo tbm nosso parque, podemos eleger por aqui tbm algumas unidades para testes…
mas ainda nao conseguimos por o linux na rede aqui…

a favor do brOffice e do Open Office é q são abertos de verdade…o WPS ja não é…fácil verificar indo ate seus sites, os dois primeiros são .org já o wps é .com…acho q isso quer dzr q apesar de ter uma versão free o wps é monetarizado …q pena ne…rs mas ainda sim é de fácil adaptação…
é pergunta q faço é qual perde menos a formatação…digo um arquivo original MS office, aberto no Open ou no BR qual perde menos as margens, tabulações, etc…

2 Curtidas

Meu ponto de vista…bem eu adquiri um Windows phone, bom SO mas com limitação de apps, esse foi seu tiro no pé, a microsoft teve muito prejuízo com essa tentativa de mercado mobile, e acabou aprendendo alguma coisa, uma delas foi se assegurar de ter mais programadores utilizando seus produtos, inclusive disponibilizando o Xamarin e criando a plataforma Windows Universal “UWP”, apesar da furada com o windows phone a microsoft fez acordos com a comunidade “open” e assumiu alguns compromissos, um deles é a programação mais aberta, daí muitos programadores vem focando no visual Studio para programação, tanto asp como c#, vejo meu caso, tenho aqui diversas aplicações em C# com base MySQL, temos uma pasta no servidor, la ficam as aplicações, eqnto na intranet ficam os links para seus respectivos executáveis… o detalhe é que por exemplo após uma consulta alimentando um grid eu queira exportar para xls, não ha necessidade que a maquina cliente tenha office instalado, eu apenas referencio a biblioteca NPOI na aplicação colocando ela na pasta da aplicação e pronto o usuario podera exportar para xls e abrir com br ou open office sem problema algum… já os acces ha sim a necessidade de ter o access instalado…ou um access Runtime instalado…pois nem no br ou no open office ele abre…

1 Curtida

Senhores…é de muita importância assistir esse video, LibreOffice …nao fzndo comercial ta, apenas p gente se localizar e saber a cronologia, resumindo:
staroffice empresa alemã libera o código > SUM patrocina vira Openoffice > vindo ao Brasil o nome ja estava registrado, foi trocado para BrOffice > Oracle compra a SUM, a comunidade open Source nao aceita as novas regras, e encerra com a Oracle > A Document Fundation recria e nasce o LibreOffice…

1 Curtida

Pessoal, pra coisa ficar não muito extensa, sugiro criarmos diferentes tópicos para cada assunto, ou o pessoal da ADM criar uma categoria especifica pro GT - Software Livre.

Não temos nem uma semana desse tópico e temos 40 posts, cada um abordando um tema.

Por cima…

  • Office Suite
  • Distros p/ Desktop (Pra mim a distro é indiferente, o DE que importa, baseado em Gnome? KDE? Unity?.. sou sempre a favor do mais light… LTS ?)
  • Integração com AD

@d841156 @d841162 Vocês que tem mais contato com o adm do forum, ve o que melhor, senão vai virar feira.

2 Curtidas