Inventário de sistemas

Olá pessoal.

Vejo a necessidade de realizarmos trabalhos no que concerne a levantamento de sistemas. Essa necessidade já foi levantada no grupo de trabalho de software livre e também já apareceu no grupo de trabalho acerca de prefeituras regionais. Também tenho certeza que isso é extremamente pertinente ao grupo de trabalho de convergência e integração de bases de dados.

Isso daí é uma demanda transversal, que afeta todas as áreas da PMSP e coloca a todos no mesmo barco, e portanto é algo que deve ser debatido de forma ampla por todas as áreas envolvidas.

A SMG fez um levantamento em abril deste ano relacionando 277 diferentes sistemas. Em 2011, a secretaria de saúde fez este levantamento sobre os seus sistemas.

Assim sendo, estou criando esse tópico para debater acerca desse assunto.

Considero que o catálogo que precisamos venha a ser uma coisa viva, algo colaborativo a ser construído por todas as áreas de TI da prefeitura em conjunto. Ou seja, tem que ser um processo efetuado de maneira contínua. Acredito (isso é a percepção pessoal minha, perdoem-me se estiver equivocado) que isso difere desses dois levantamentos já feitos que foram projetos pontuais que embora tenham gerado um excelente resultado, não houve um esforço contínuo em prover-se atualizações.

Uma coisa que tem que ser bem definida é o propósito desse catálogo. Acredito que os objetivos (ao menos por enquanto) sejam esses:

  • Permitir a PMSP conhecer e quantificar os sistemas de informações que possui.
  • Identificar quem são os responsáveis por cada sistema.
  • Identificar quais são os sistemas órfãos sem nenhuma equipe responsável ou com equipes responsáveis deficientes na capacidade de geri-los (algo comum quando se trata de sistemas legados e/ou herdados).
  • Fornecer informações que possibilitem tomadas de decisão mais precisas acerca da concepção, implementação, manutenção e desativação de sistemas.
  • Identificar e reduzir sobreposições de responsabilidades.
  • Identificar e reduzir lacunas de responsabilidades.
  • Reduzir duplicações de esforços.
  • Reduzir duplicações, divergências e inconsistências em dados cadastrais.
  • Fornecer informações que possibilitem a coordenação de esforços em desenvolvimento e manutenção de sistemas.
  • Fornecer informações que possibilitem a realização de integrações entre sistemas.
  • Permitir a PMSP quantificar custos com sistemas, em especial com licenças, contratos de manutenção e suporte, ainda mais quando se tratar de sistemas legados.
  • Fornecer informações que possibilitem a PMSP evoluir os seus sistemas e eliminar legados problemáticos.
  • Fornecer informações que possibilitem a SMIT e a PMSP como um todo a avaliar a maturidade do desenvolvimento e da manutenção de seus sistemas.
  • Fornecer informações que possibilitem a priorização e otimização de esforços de forma mais precisa.
  • Fornecer informações que possibilitem uma melhor troca de experiências no que concerne ao desenvolvimento, manutenção e gestão dos sistemas de informação da PMSP.

O que acho pertinente e ideal catalogar para cada sistema:

  • Descrição do sistema, sua finalidade, seu propósito, seu objetivo, suas justificativas.
  • Equipe responsável (quem são, onde estão lotados, quais os papéis de cada um no sistema, telefone, e-mail).
  • Listagem de módulos e funcionalidades.
  • Natureza das informações cadastradas, armazenadas e trafegadas.
  • Linguagens de programação, frameworks e sistemas gerenciadores de bancos de dados utilizados.
  • Sistemas operacionais e ambientes no qual o sistema é executado (windows, linux, mainframe, android, ios, navegadores de internet, etc).
  • Caracterização dos ambientes de implantação existentes (desenvolvimento, teste, homologação, produção e outras variantes).
  • Contratos de manutenção e de suporte e licenças utilizadas.
  • Informações sobre a hospedagem do sistema.
  • Informações sobre o versionamento do sistema.

É óbvio que levantar tudo isso para todos os sistemas é algo custoso e difícil em termos de tempo e de esforço. Entretanto, para alguns sistemas, apenas algumas informações mais básicas são o suficiente. Para outros sistemas, identificar-se essas informações também não é muito difícil uma vez que as equipes responsáveis sejam identificadas. Além disso, como a ideia é que esse seja um esforço incremental e progressivo, essas informações não precisam ser levantadas todas de uma só vez.

A princípio, me foi sugerido pelo Pedro da CGTIC, uma solução baseada no wiki de governança, pois com o formato wiki, todas as áreas de TI da prefeitura podem colaborar e a plataforma é aberta. Por outro lado, algumas pessoas já me disseram que a adoção de um software de catálogo já existente ou a criação de um novo podem ser alternativas melhores. Um outro problema referente ao wiki é que provavelmente muitas das informações pertinentes a esse catálogo são informações privilegiadas/confidenciais. Assim sendo, não sei qual é a melhor alternativa ainda.

3 Curtidas

Senhores(as),
Informo que sobre o tema a SF criou um GT para trabalhar (Portaria Cotec 001/17), entre outros temas, no Catálogo de Sistemas. O Grupo já está na versão 2 do Visão de negócio. A ideia é integrar com um sistema que existe hoje, o SAIGA, que contem dados de sistemas. Hoje este sistema já contém as seguintes informações: código sistema prodam, macro sistemas, nome, link de acesso ao sistema, descrição , situação, aplicações e rotinas, forma de autenticação (ad, cac, cics, senha web), responsáveis, contrato, processo, valor da implementação, valor de melhoria, banco de dados, linguagem, plataforma, usuários e seus orgãos e lotação, gerencia responsável, area e pessoa responsável.
Em outras palavras, o catalogo já existe, porém falta integrar com a gestão de projetos, wikis, complementar com informações de tipos de integração, slas, níveis de criticidade, monitoria, disponibilidade, ferramentas de solicitação de demandas.

5 Curtidas

Olá, @d818842!

  • existe a possibilidade de outros órgãos utilizarem o Catálogo que vocês estão implementando/melhorando. Haveria custo para esses outros órgãos?
  • quem está desenvolvendo? Equipe da SF ou Prodam?
  • será possível incluir sistemas desenvolvidos e/ou manutenidos por outras empresas/órgãos?

Obrigado!

2 Curtidas