ATA DE REUNIÃO
GRUPO DE TRABALHO – Questões referentes às Prefeituras Regionais
Data e hora: 25/09/17 – 10h às 11h30
Local: Edifício Matarazzo – 10ºandar – sala 1
Estiveram presentes:
Nome / E-mail / Órgão
Alessandre de Moura Cavalcante / amcavalcante@PREFEITURA.SP.GOV.BR / SMIT
Alexander Max Calixto / acalixto@PREFEITURA.SP.GOV.BR / SMPR
Alisson Rodrigues Pinheiro / arpinheiro@PREFEITURA.SP.GOV.BR / SMPR
Carlos Alberto Marcelino Sampaio / carlosms@prodam.sp.gov.br/ PRODAM
Daniel Oshiro Viana / danielviana@PREFEITURA.SP.GOV.BR / SMPR
Diego Kovags Moreira / dkovags@PREFEITURA.SP.GOV.BR / SMPR
Domingos Silveira de Jesus / domingossilveira@PREFEITURA.SP.GOV.BR / SMPR
Felipe Campanini Rocha Vaz / fcrvaz@PREFEITURA.SP.GOV.BR / SMPR
Fernando Moreira de Lucca Barbosa / fmlbarbosa@PREFEITURA.SP.GOV.BR / SMIT
Iran da Silva Izidro / iizidro@PREFEITURA.SP.GOV.BR / SMPR
Joseylton Sales de Almeida / jsalmeida@PREFEITURA.SP.GOV.BR / PR-PE
Marcelo Brito da Silva / marcelobrito@PREFEITURA.SP.GOV.BR / SMPR
Marcelo da Purificação / marcelodp@prodam.sp.gov.br / PRODAM
Marcelo Rosa Davila / mdavila@PREFEITURA.SP.GOV.BR / PR-CT
Wilson Souza Lima Neto / wsneto@PREFEITURA.SP.GOV.BR / SMIT
Assuntos discutidos
1) Orçamento
Marcelo PR-CT - Dotação 2818 TI foi criada. Financeiro da PR diz que apesar da criação da dotação, é necessário ok da ATAEF da SMPR. O setor em PR não consegue alocar o dinheiro. A percepção é que existe o papel apenas de executor do orçamento.
A proposta é que ATAEF assuma o papel apenas de coordenação. Ofereça apoio, orientação. Mencionou caso de manobra de verba de orçamento de consumo para poder comprar switch, o que está parado em ATAEF desde fevereiro/2017, com risco de parar uma área caso algum equipamento em uso pare de funcionar.
Joseylton PR-PE – Ratificou a posição do Marcelo. Também mencionou exemplos de casos em que é necessário remanejar recursos para solucionar “incêndios” que poderiam ser evitados com planejamento.
Domingos SMPR – Conversou com a Fabiana de ATAEF. Confirmou conhecer o ponto da dotação. Porém, não tinha conhecimento da falta do dinheiro e remanejamento. Prontificou-se a levar a questão para Fabiana, ou mesmo Modonezi, para que seja ajustado.
Encaminhamento: Domingos buscará a informação, e alinhará com APDOs da SMPR. Estes replicarão com Prefeituras Regionais.
2) Links
Domingos SMPR – Citou a questão de colocar o custo dos links para PRs por conta de haver a dotação, mas que isso, no final das contas, seria a mesma coisa. Logo, pode não fazer sentido.
Há uma ata da vivo que deve ser aderida até o final do ano. Traria um cenário de 34 MB de link por Prefeitura Regional.
Há ainda um Termo de Ajuste de Conduta da Telefonica com a Prefeitura. As Prefeituras Regionais e Secretaria de Educação serão as beneficiadas. Links de 50MB MPLs e 20MB internet dedicado.
Encaminhamento: aguardar novidades a serem divulgadas por SMPR
3) Gestão de Sistemas
Joseylton PR-PE – Não há o conhecimento de quem é a pessoa a acionar para cada sistema, a quem recorrer. Conversam com pessoas de outras Prefeituras Regionais. Muito informal. Querem uma lista de pessoas a quem recorrer para cada sistema.
Exemplo: SISACOE da Lenise.
Marcelo PR-CT – Além disso, saber também os procedimentos. Formulários que tem que ser preenchidos.
Alisson SMPR – Falou sobre a necessidade de fazer um catálogo de sistemas. Listar todos, elencar responsáveis.
Domingos SMPR – Contou outro caso similar ao da Lenise, de um sistema cujo conhecimento está totalmente em uma pessoa. Perguntou quantos sistemas são usados.
Alisson SMPR – Mencionou o estudo dos APPGGs, que citaram algo em torno de 20 sistemas.
Todos concordaram sobre a relevância de criar um catálogo de sistemas. Equipe de governança sugeriu o uso do portal de governança para as discussões e para publicação do catálogo.
Marcelo PRODAM – Comentou sobre a iniciativa do TAC, que teve apoio da PRODAM.
Alessandre SMIT – Comentou que está sendo desenvolvida uma Orientação Técnica para definir como elaborar um catálogo de sistemas. Mencionou a dificuldade imposta pelos sistemas transversais. Falou que SF tem isso um pouco mais organizado, e que mesmo eles, com sistema interno, tiveram dificuldades no levantamento, que não é simples.
Encaminhamento: APDOs da SMPR conversarão com SMIT/DEGOV para alinhar como proceder para criar um catálogo de sistemas.
4) Capacitação
Alisson SMPR – Trabalhou no plano de capacitação permanente enquanto esteve na SMIT. SMIT está tentando contratar 4 cursos. Citou quais cursos. Lista está no tópico “Aquisição” que está no fórum de discussão virtual.
Alessandre SMIT – Contratação foi enviada na última sexta para o Jurídico. Falou sobre como está sendo feito um trabalho para filtrar cursos de qualidade. Vendo também a possibilidade de cursos online para que os que tenham mais dificuldade com horários possam se capacitar.
Fernando SMIT – Comentou sobre como o plano de capacitação demonstra quais cursos são relevantes. Que, no começo, a SMIT vai contratar cursos e disponibilizar. Em longo prazo, a ideia é que os órgãos com autonomia orçamentária possam fazer as contratações eles mesmos após identificar as necessidades.
Joseylton PR-PE – Concordou com as iniciativas. Mencionou como hoje existe pouco a respeito.
Alisson – reforçou a lista de cursos.
Domingos SMPR – Comentou sobre a experiência que teve na esfera estadual, em que havia pouca oferta de cursos. Conseguiram contratar o SENAI. Recomendou o SENAI, especialmente para redes.
Marcelo PRODAM – Mencionou a doação de equipamentos da Cisco que estavam nas olimpíadas. A Cisco veio com um grande ímpeto de oferecer um programa educacional, cursos da academia Cisco para os funcionários da PMSP, gratuitamente. Falou que o contato para mais informações é o Salatiel da Prodam.
Domingos SMPR – Mencionou que fez o curso na Fundação Bradesco. Que os cursos e certificações da Cisco são muito boas e interessantes.
Iran SMPR – Comentou sobre a necessidade de capacitação também para usuários, o que facilita o trabalho de quem é técnico.
Fernando SMIT – comentou como isso de fato é relevante. Mencionou que isso é uma possibilidade prevista na elaboração dos PDSTICs dos órgãos setoriais. Pontuou que no momento, na iniciativa da SMIT, não está priorizado.
Alisson e Domingos comentaram sobre como é necessário levantar mais cursos para usuários do que apenas pacote Office.
Alexander SMPR – Sugeriu uma pesquisa para identificar o que usuário demanda. Desenvolver uma cartilha com soluções para problemas básicos, informar onde procurar cursos.
Encaminhamento: A princípio, nenhum. 4 cursos já sendo contratados, mais 2 planejados. Plano de capacitação está em andamento.
5) Formalização ATIs
Marcelo PR-CT – mencionou que saiu um decreto no inicio da atual gestão pedindo um estudo dentro de cada órgão sobre uma reestruturação. Foi elaborado um cronograma de ações. Foi feita a proposta da criação da ATI, com manobra de cargo da supervisão de finanças, para criação da área. O decreto possuirá um resumo das atribuições da assessoria. A previsão de publicação passada foi em meados de setembro.
Alisson SMPR – Comentou que teve acesso ao decreto. Que pode ser divulgado aos demais integrantes do grupo para que também possam contribuir.
Marcelo PR-CT – Sugeriu que a SMIT também olhe a minuta do decreto para averiguar se é aderente à politica de governança.
Domingos SMPR – Participou do levantamento. Também sugeriu compartilhar.
Encaminhamento: APDOs SMPR compartilharem minuta com Prefeituras Regionais. SMIT revisar pra ver se é aderente à política de governança.
6) Ferramentas para gestão de incidentes e ativos
Fernando SMIT – Mencionou que as haverá sugestões de ferramentas visto que o diagnóstico apontou muitos órgãos que ainda não as tem, mas que a adoção é opcional, principalmente para quem já tem ferramentas em uso.
Alisson SMPR – Comentou como é relevante ter tais ferramentas, e o valor que seria ter acesso a informações sobre este tipo de gestão de forma central.
Wilson SMIT – Mencionou que está sendo feito um estudo quanto a ferramentas, que existem outras áreas como gestão de licenças de software que serão contempladas.
Marcelo PR-CT – Sugeriu que seja sim definida uma ferramenta padrão, o que teria muitos benefícios em um cenário geral. Sugeriu um cronograma de implantação.
Fernando SMIT- Explicou que a ferramenta seria uma sugestão pois já existe uma diversidade de ferramentas em uso no caso de incidentes, por exemplo.
Marcelo PR-CT – Falou que, no caso dele, veria valor em fazer o esforço para trocar de ferramenta para adotar uma ferramenta padrão da PMSP.
Wilson SMIT – Comentou um caso da Dataprev. Exemplo de criar coisas boas, que com o tempo as pessoas acabam por aderir.
Encaminhamento: SMIT (Órgão Central) está estudando a possibilidade de um projeto piloto com uma ferramenta, para definir a ferramenta padrão para gestão de incidentes, ativos e afins.
7) Considerações finais
Alisson SMPR – mencionou que os cursos contribuíram na avaliação individual do funcionário, âmbito de RH.
Marcelo PR-CT – Comentou que os cursos incentivariam servidores de outras áreas a migrar para TI, uma vez que haveria capacitação. RH teria mais força para fazer este tipo de oferta. Talvez elaborar um termo de compromisso após receber o curso.