Grupo de Trabalho - Questões junto à Sec. Mun. de Prefeituras Regionais

Prezados, este tópico é destinado ao grupo de trabalho, que foi instituído no último Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação (FTTIC), com a finalidade de tratar a forma pela qual será possível permear as necessidades e comunicação entre as áreas de TIC nas prefeituras regionais e os diversos prestadores de serviço de TIC, por meio da SMPR/ATI.

COMPONENTES DO GRUPO

Paulo Monteiro - PR Perus - paulom@prefeitura.sp.gov.br
Joseylton Almeida - PR Penha - jsalmeida@prefeitura.sp.gov.br
Celia Silva - PR Ermelino Matarazzo - celiasilva@prefeitura.sp.gov.br
Marcelo D´Avila - PR Cidade Tiradentes - mdavila@prefeitura.sp.gov.br
Emerson Cardozo - PR Parelheiros - ecardozo@prefeitura.sp.gov.br
Alexander Calixto - APDO SMPR - acalixto@prefeitura.sp.gov.br
Domingos Silveira - SMPR - domingossilveira@prefeitura.sp.gov.br
Fabio Luis Ricci – PRODAM – flricci@prodam.sp.gov.br

Facilitador: Fernando Barbosa - APDO SMIT - fmlbarbosa@prefeitura.sp.gov.br

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Acho que devemos listar algumas propostas (sugiro a participação de um representante de ATAEF):

a) Necessidade de ATAEF liberar recursos para alocar na rubrica orçamentária 2818 - Materiais de consumo, patrimônio etc.;

b) Necessidade de a SMPR assumir papel de coordenação, deixando para as Prefeituras Regionais o papel de executoras dos trabalhos;

c) Necessidade de ATAEF liberar nossos pedidos de compra de equipamentos, materiais de consumo (baseados em movimentação de recursos dentre as dotações orçamentárias);

d) Equiparação da Banda de internet entre as Prefeituras Regionais baseada naquela que possui maior capacidade;

e) Contratação de cursos e treinamentos na área de TI para as equipes das Prefeituras Regionais;

f) Celeridade na conclusão do Decreto de formalização das Assessorias de Informática;

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Importante sinalizar:

1 - O orçamento para o ano que vem já está prevista dotação própria, a única questão é dinheiro o quanto se pretende gastar com tecnologia (serviços, consumo e bens patrimoniais);

2 - Todas as prefeituras regionais em conjunto com a secretaria das prefeituras regionais possui membros convidados a participar na restruturação de todas as prefeituras regionais, criando desta forma um padrão e também existe a possibilidade de criação da Unidade/Coordenadoria/Assessoria de Informática de maneira que apareça no organograma e com cargo para o chefe (e as conversas estão bem adiantadas);

Neste momento uma transparência da ATSI na gestão dos contratos e gestão dos sistemas seria uma abertura para uma boa comunicação entre PRs e SMPR.

Gestão dos Contratos - acredito que o importante inicialmente para nós seria o dos links e pelo que observamos no Fórum ocorrerá uma melhoria que no momento nos ajudará, mas não vejo isto como uma iniciativa deles e sim de uma outra secretaria que busca a redução dos custos e um outro seria o das caixas de correios e que também ocorreu mudanças por parte também de outra secretaria.

Mesmo assim o ideal seria que estes contratos e outros que nos afetam sejam abertos e que possamos acompanhar eles e em caso de falhas/não execução que as devidas penalidades sejam aplicadas, mas tudo envolve uma unidade de informática dedicada a isto e que saiba interpretar o que se lê. Aí voltamos na fala do nosso amigo quando relacionou o item "f) Celeridade na conclusão do Decreto de formalização das Assessorias de Informática;" e mostrei o cenário do que está sendo feito no Item 2 e que se concluído precisará de setores capacitados, talvez não com os recursos que temos e sim com mais recursos, melhores qualificados e exclusivos a esta atividade.

Mapear todos os contratos e relação com a Prefeitura Regional.

Gestão dos Sistemas - por causa da nossa diversidade de serviços temos sistemas desenvolvidos em várias plataformas e com diferentes tipos e formas de acesso, independente disto a ATSI poderia (sugestão) criar um meio que possamos nos comunicar diretamente com o Gestor do Sistema que em alguns casos é outra Secretaria e pedir qualquer tipo de manutenção, hoje fica tudo sem nenhum padrão, para alguns podemos mandar e-mail, outros formulários padronizados e desenvolvidos por eles (SF, SMG entre outras).

Mapear todos os sistemas e meios de manutenção com os Gestores

Prezados para iniciar seria isto.

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Emerson, tudo bem?

Só para entender melhor o contexto que você delineou: os itens 1 e 2 já são uma realidade hoje ou você entende que são itens que precisam ser trabalhados de agora em diante?

Pergunto isso porque os dois itens são de grande importância para todos nós. Em particular, se o orçamento para o ano que vem já contemplar dotações próprias de TI para cada Prefeitura Regional, isso seria um avanço muito relevante inclusive dentro da Escala de Maturidade, que foi apresentada rapidamente no Fórum.

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Gostaria de ratificar a sugestão do Emerson, principalmente no que concerne à Gestão de Sistemas da Secretaria. Precisamos necessariamente:

  1. De todos os Sistemas Gerenciados pela SMPR utilizados pelas Prefeituras Regionais;
  2. Nomes, e.mail e telefones de todos os gestores dos citados Sistemas;
  3. Disponibilidade de manuais dos Sistemas para todos os responsáveis pelas áreas de TI das Prefeituras Regionais;
    Exemplo de tais solicitações:
    O sistema de 2ª via de multa não tem nenhum gestor que conheça o Sistema. Estamos enfrentando um problema, na impressão das multas e conforme informações o programa foi feito ou adquirido pela Prodam e ninguém conhece o mesmo para dar informações pertinentes aos problemas advindos do mesmo. Para atender o munícipe a pessoa responsável na Unai entra em contato com a pessoa da Secretaria (que somente trabalha no Sistema, não tendo nenhum conhecimento do código fonte do mesmo) que salva em pdf e encaminha por e.mail para a nossa Unai.

Não sabemos hoje precisamente, quem gerencia os Sistemas, SMPR ou Prodam e se existe manutenção dos mesmos.

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Bom dia a todos!

Sou um dos novos APDOs-TI, fui alocado na equipe de Governança da SMIT que apoiará os Órgãos Setoriais nos desafios que teremos pela frente.
Fui designado para atuar como um facilitador neste grupo de trabalho referente temas de Prefeituras Regionais.

Pelo decorrer da discussão até agora, entendo que temos um objetivo com algumas pautas.

Objetivo
No contexto do relacionamento entre Prefeituras Regionais e Secretaria de Prefeituras Regionais, definir as responsabilidades e autonomia de cada uma das partes, e melhorias que precisam ser executadas.

Pautas

  1. Orçamento
  2. Formalização das Assessorias de TI (Peço aos participantes que informem novidades sobre esta pauta!)
  3. Links
  4. Capacitação
  5. Gestão de sistemas

Estão de acordo? Querem adicionar algo?

Informo que já envolvi o Domingos da ATI da SMPR nesta discussão. Gostaria agora de alinhar com os participantes do grupo uma data para nos reunirmos e discutirmos a pauta. Minha sugestão é dia 12/9 (terça-feira), para que todos tenham uma semana para se planejar. Quanto ao horário, ou a ser presencial ou via skype/hangouts, gostaria de ouvir a sugestão dos colegas, visto que temos a dificuldade da distância. Acredito que seria interessante podermos tratar este tema presencialmente, e que realizar a reunião aqui na SMIT ou na SMPR seria um “meio do caminho” pela localização das PRs participantes no grupo.

Obrigado!

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Bom dia, pessoal. Durante o período de integração que fizemos na prefeitura, lembro-me de ter ouvido menção sobre levantamento de sistemas, quantidade de sistemas em produção, sistemas redundantes, sistemas sem uso, mas ativos, entre outros assuntos. Entendo que um levantamento desse tipo serviria de base para se montar um catálogo de sistemas, caso ainda não exista. Um catálogo de sistemas tem como propósito justamente prover as informações apontadas por Joseylton e Emerson, além de outras informações relacionadas à tecnologia e à gestão do ciclo de vida do sistema ou aplicação.

Sendo assim, buscarei mais detalhes sobre esse assunto e compartilho aqui.

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Boa tarde!
Propormos mais atenção referente a criação da supervisão na área de tecnologia, pois não temos atualmente uma posição dentro do organograma nas prefeituras regionais
Temos a necessidade de mais cursos técnicos de aperfeiçoamento para os que trabalham no setor de informática.
Suporte e apoio técnico no desenvolvimento de projetos para estruturar nossa rede lógica.
Referente aos sistemas criados pela Prodam, necessitamos de atenção no suporte técnico para facilitar o acesso e gerenciamento dos mesmos.

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ATA DE REUNIÃO
GRUPO DE TRABALHO – Questões referentes às Prefeituras Regionais

Data e hora: 25/09/17 – 10h às 11h30
Local: Edifício Matarazzo – 10ºandar – sala 1

Estiveram presentes:

Nome / E-mail / Órgão
Alessandre de Moura Cavalcante / amcavalcante@PREFEITURA.SP.GOV.BR / SMIT
Alexander Max Calixto / acalixto@PREFEITURA.SP.GOV.BR / SMPR
Alisson Rodrigues Pinheiro / arpinheiro@PREFEITURA.SP.GOV.BR / SMPR
Carlos Alberto Marcelino Sampaio / carlosms@prodam.sp.gov.br/ PRODAM
Daniel Oshiro Viana / danielviana@PREFEITURA.SP.GOV.BR / SMPR
Diego Kovags Moreira / dkovags@PREFEITURA.SP.GOV.BR / SMPR
Domingos Silveira de Jesus / domingossilveira@PREFEITURA.SP.GOV.BR / SMPR
Felipe Campanini Rocha Vaz / fcrvaz@PREFEITURA.SP.GOV.BR / SMPR
Fernando Moreira de Lucca Barbosa / fmlbarbosa@PREFEITURA.SP.GOV.BR / SMIT
Iran da Silva Izidro / iizidro@PREFEITURA.SP.GOV.BR / SMPR
Joseylton Sales de Almeida / jsalmeida@PREFEITURA.SP.GOV.BR / PR-PE
Marcelo Brito da Silva / marcelobrito@PREFEITURA.SP.GOV.BR / SMPR
Marcelo da Purificação / marcelodp@prodam.sp.gov.br / PRODAM
Marcelo Rosa Davila / mdavila@PREFEITURA.SP.GOV.BR / PR-CT
Wilson Souza Lima Neto / wsneto@PREFEITURA.SP.GOV.BR / SMIT

Assuntos discutidos
1) Orçamento

Marcelo PR-CT - Dotação 2818 TI foi criada. Financeiro da PR diz que apesar da criação da dotação, é necessário ok da ATAEF da SMPR. O setor em PR não consegue alocar o dinheiro. A percepção é que existe o papel apenas de executor do orçamento.
A proposta é que ATAEF assuma o papel apenas de coordenação. Ofereça apoio, orientação. Mencionou caso de manobra de verba de orçamento de consumo para poder comprar switch, o que está parado em ATAEF desde fevereiro/2017, com risco de parar uma área caso algum equipamento em uso pare de funcionar.

Joseylton PR-PE – Ratificou a posição do Marcelo. Também mencionou exemplos de casos em que é necessário remanejar recursos para solucionar “incêndios” que poderiam ser evitados com planejamento.

Domingos SMPR – Conversou com a Fabiana de ATAEF. Confirmou conhecer o ponto da dotação. Porém, não tinha conhecimento da falta do dinheiro e remanejamento. Prontificou-se a levar a questão para Fabiana, ou mesmo Modonezi, para que seja ajustado.

Encaminhamento: Domingos buscará a informação, e alinhará com APDOs da SMPR. Estes replicarão com Prefeituras Regionais.

2) Links

Domingos SMPR – Citou a questão de colocar o custo dos links para PRs por conta de haver a dotação, mas que isso, no final das contas, seria a mesma coisa. Logo, pode não fazer sentido.
Há uma ata da vivo que deve ser aderida até o final do ano. Traria um cenário de 34 MB de link por Prefeitura Regional.
Há ainda um Termo de Ajuste de Conduta da Telefonica com a Prefeitura. As Prefeituras Regionais e Secretaria de Educação serão as beneficiadas. Links de 50MB MPLs e 20MB internet dedicado.

Encaminhamento: aguardar novidades a serem divulgadas por SMPR

3) Gestão de Sistemas

Joseylton PR-PE – Não há o conhecimento de quem é a pessoa a acionar para cada sistema, a quem recorrer. Conversam com pessoas de outras Prefeituras Regionais. Muito informal. Querem uma lista de pessoas a quem recorrer para cada sistema.
Exemplo: SISACOE da Lenise.

Marcelo PR-CT – Além disso, saber também os procedimentos. Formulários que tem que ser preenchidos.

Alisson SMPR – Falou sobre a necessidade de fazer um catálogo de sistemas. Listar todos, elencar responsáveis.

Domingos SMPR – Contou outro caso similar ao da Lenise, de um sistema cujo conhecimento está totalmente em uma pessoa. Perguntou quantos sistemas são usados.

Alisson SMPR – Mencionou o estudo dos APPGGs, que citaram algo em torno de 20 sistemas.

Todos concordaram sobre a relevância de criar um catálogo de sistemas. Equipe de governança sugeriu o uso do portal de governança para as discussões e para publicação do catálogo.

Marcelo PRODAM – Comentou sobre a iniciativa do TAC, que teve apoio da PRODAM.

Alessandre SMIT – Comentou que está sendo desenvolvida uma Orientação Técnica para definir como elaborar um catálogo de sistemas. Mencionou a dificuldade imposta pelos sistemas transversais. Falou que SF tem isso um pouco mais organizado, e que mesmo eles, com sistema interno, tiveram dificuldades no levantamento, que não é simples.

Encaminhamento: APDOs da SMPR conversarão com SMIT/DEGOV para alinhar como proceder para criar um catálogo de sistemas.

4) Capacitação

Alisson SMPR – Trabalhou no plano de capacitação permanente enquanto esteve na SMIT. SMIT está tentando contratar 4 cursos. Citou quais cursos. Lista está no tópico “Aquisição” que está no fórum de discussão virtual.

Alessandre SMIT – Contratação foi enviada na última sexta para o Jurídico. Falou sobre como está sendo feito um trabalho para filtrar cursos de qualidade. Vendo também a possibilidade de cursos online para que os que tenham mais dificuldade com horários possam se capacitar.

Fernando SMIT – Comentou sobre como o plano de capacitação demonstra quais cursos são relevantes. Que, no começo, a SMIT vai contratar cursos e disponibilizar. Em longo prazo, a ideia é que os órgãos com autonomia orçamentária possam fazer as contratações eles mesmos após identificar as necessidades.

Joseylton PR-PE – Concordou com as iniciativas. Mencionou como hoje existe pouco a respeito.

Alisson – reforçou a lista de cursos.

Domingos SMPR – Comentou sobre a experiência que teve na esfera estadual, em que havia pouca oferta de cursos. Conseguiram contratar o SENAI. Recomendou o SENAI, especialmente para redes.

Marcelo PRODAM – Mencionou a doação de equipamentos da Cisco que estavam nas olimpíadas. A Cisco veio com um grande ímpeto de oferecer um programa educacional, cursos da academia Cisco para os funcionários da PMSP, gratuitamente. Falou que o contato para mais informações é o Salatiel da Prodam.

Domingos SMPR – Mencionou que fez o curso na Fundação Bradesco. Que os cursos e certificações da Cisco são muito boas e interessantes.

Iran SMPR – Comentou sobre a necessidade de capacitação também para usuários, o que facilita o trabalho de quem é técnico.

Fernando SMIT – comentou como isso de fato é relevante. Mencionou que isso é uma possibilidade prevista na elaboração dos PDSTICs dos órgãos setoriais. Pontuou que no momento, na iniciativa da SMIT, não está priorizado.

Alisson e Domingos comentaram sobre como é necessário levantar mais cursos para usuários do que apenas pacote Office.

Alexander SMPR – Sugeriu uma pesquisa para identificar o que usuário demanda. Desenvolver uma cartilha com soluções para problemas básicos, informar onde procurar cursos.

Encaminhamento: A princípio, nenhum. 4 cursos já sendo contratados, mais 2 planejados. Plano de capacitação está em andamento.

5) Formalização ATIs

Marcelo PR-CT – mencionou que saiu um decreto no inicio da atual gestão pedindo um estudo dentro de cada órgão sobre uma reestruturação. Foi elaborado um cronograma de ações. Foi feita a proposta da criação da ATI, com manobra de cargo da supervisão de finanças, para criação da área. O decreto possuirá um resumo das atribuições da assessoria. A previsão de publicação passada foi em meados de setembro.

Alisson SMPR – Comentou que teve acesso ao decreto. Que pode ser divulgado aos demais integrantes do grupo para que também possam contribuir.

Marcelo PR-CT – Sugeriu que a SMIT também olhe a minuta do decreto para averiguar se é aderente à politica de governança.

Domingos SMPR – Participou do levantamento. Também sugeriu compartilhar.

Encaminhamento: APDOs SMPR compartilharem minuta com Prefeituras Regionais. SMIT revisar pra ver se é aderente à política de governança.

6) Ferramentas para gestão de incidentes e ativos

Fernando SMIT – Mencionou que as haverá sugestões de ferramentas visto que o diagnóstico apontou muitos órgãos que ainda não as tem, mas que a adoção é opcional, principalmente para quem já tem ferramentas em uso.

Alisson SMPR – Comentou como é relevante ter tais ferramentas, e o valor que seria ter acesso a informações sobre este tipo de gestão de forma central.

Wilson SMIT – Mencionou que está sendo feito um estudo quanto a ferramentas, que existem outras áreas como gestão de licenças de software que serão contempladas.

Marcelo PR-CT – Sugeriu que seja sim definida uma ferramenta padrão, o que teria muitos benefícios em um cenário geral. Sugeriu um cronograma de implantação.

Fernando SMIT- Explicou que a ferramenta seria uma sugestão pois já existe uma diversidade de ferramentas em uso no caso de incidentes, por exemplo.

Marcelo PR-CT – Falou que, no caso dele, veria valor em fazer o esforço para trocar de ferramenta para adotar uma ferramenta padrão da PMSP.

Wilson SMIT – Comentou um caso da Dataprev. Exemplo de criar coisas boas, que com o tempo as pessoas acabam por aderir.

Encaminhamento: SMIT (Órgão Central) está estudando a possibilidade de um projeto piloto com uma ferramenta, para definir a ferramenta padrão para gestão de incidentes, ativos e afins.

7) Considerações finais

Alisson SMPR – mencionou que os cursos contribuíram na avaliação individual do funcionário, âmbito de RH.

Marcelo PR-CT – Comentou que os cursos incentivariam servidores de outras áreas a migrar para TI, uma vez que haveria capacitação. RH teria mais força para fazer este tipo de oferta. Talvez elaborar um termo de compromisso após receber o curso.

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