Grupo de Trabalho - Software Livre

Caros, como estão?

Para enriquecer nossos debates sobre suítes office compatíveis com Linux, trago essa novidade recente no mercado que é o SoftMaker Office. Ele é um programa em código fechado que possui sua versão gratuita também com interface “Ribbon” (a mesma utilizada pelas versões office pós 2007), sendo muito similar à suíte da MS.

Importante notar que alega-se maior compatibilidade com os arquivos criados pela suíte da microsoft.

Segue o link para notícia.

Abs

2 Curtidas

Olá, boa tarde!
Vocês conhecem o CACIC - CONFIGURADOR AUTOMÁTICO E COLETOR DE INFORMAÇÕES COMPUTACIONAIS? É um software livre que está disponível no Portal do
Software Público Brasileiro do MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO. Link: https://softwarepublico.gov.br/social/cacic/download/versoes-estaveis/v3.1.15. Tentei ver como faz a instalação, mas, confesso que não entendi muito bem. Acho que exige mais conhecimento da área técnica. Vocês conhecem? Já usaram? Alguém poderia me dar um feedback dele ou me orientar a usar?
Att. Marcelo Davila (PR-CT).

4 Curtidas

Parceiros, para contornar os problemas com Exchange ao usar o Linux usem:

http://davmail.sourceforge.net/

3 Curtidas

Só precisa de não trabalhar na porta 25, e ver se a PRODAM não bloqueia POP e SMTP na rede, ai funfa, tudo isso seria dispensável se a PRODAM liberasse ser trabalhado com POP e SMTP direto no servidor deles. Mas boa indicação. Abs.

4 Curtidas

Bom dia! Amigos, que programa vocês recomendam para fazemos o levantamento de licenças do Windows e Office dos nossos computadores, aqui na Prefeitura Regional Cidade Tiradentes?
Atenciosamente
Marcelo Rosa Davila

1 Curtida

@MarceloDavila, não é software livre, mas é gratuíto e oficial da MS https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?&id=7826

Segue, também, um checklist de gestão de ativos de software da Microsoft http://download.microsoft.com/documents/en-us/sam/SAM_Checklist.pdf

4 Curtidas

Gente, boa noite!

Confesso que não consegui acompanhar tudo o que foi discutido por aqui pois o tópico ficou bastante extenso…

De qualquer forma, acho que separar as discussões de software livre para usuários finais e usuários técnicos (sistemas, redes, suporte etc.) ajudaria bastante.

Podemos avançar bastante na frente de software livre em desenvolvimento de sistema. Aqui na SME, por exemplo, estamos com um projeto recente utilizando tecnologias livres (Python, MongoDB etc.; ) e estamos abrindo os códigos dos nossos sistemas desenvolvidos em .NET (http://patiodigital.prefeitura.sp.gov.br/codigosabertos/). Guilherme também está nessas iniciativas (@d841180).

Um primeiro passo poderia ser participar e registrar os critérios para escolhas de tecnologia em todos os novos projetos de sistemas. Olhar par o legado realmente dá um pouco de desânimo. rs

Além disso, quem estiver licitando desenvolvimento de sistemas, vale a pena já deixar especificado o uso de tecnologias livres e diretriz de abertura dos códigos que forem desenvolvidos no termo de referência (Contratação de desenvolvimento de software e infraestrutura ágil).

Por fim, seria muito legal se os repositórios de sistemas livres da prefeitura fossem compartilhados por aqui, no Repositório de Soluções ou versionados direto na conta da prefeitura (http://github.com/prefeiturasp). Aliás, faz sentido cadastrarmos os sistemas da SME no Repositório de Soluções do portal de governança?

Abraços,

Eduardo Spanó

1 Curtida

Bom dia!
Nós estamos removendo os pacotes Office para instalar o Libre Office aqui na Prefeitura Regional Cidade Tiradentes. Parece que é possível configurar o MS-Exchange no aplicativo “E-Mail” do Windows 10, porém, há um detalhe na configuração que precisamos fazer para funcionar. Já tentamos aqui, fazer algumas configurações, mas, não funcionaram. Vocês poderiam nos ajudar?

1 Curtida

Fiz alguns testes no Email do Win10, ele configura a conta, baixa as pastas as não baixa os e-mails.

Já testamos também no Thunderbird mas nele é um plugin que abre um webmail dentro da interface, não resolve muito…

Em relação ao LibreOffice tive problemas com macros e layout de documentos que deforma de um pacote para outro…

1 Curtida

eu comecei a criar um tópico do wiki sobre python (http://wiki.govit.prefeitura.sp.gov.br/index.php?title=Python) mas não consegui avançar muito pois não conseguia postar adequadamente os trechos de vários snippets de código na wiki.

aproveitando, vocês usam Docker?

1 Curtida

Sobre o Docker, pelo que estou ouvindo falar, @X434435 e @d841180 tem usado :wink:

2 Curtidas

@d805717 fica referência para tutoriais bem didáticos: https://tutorial.djangogirls.org/pt/python_installation/

3 Curtidas

vlw pelos tutoriais :slight_smile: é bem bacana ter em mãos pois vez ou outra alguém pergunta sobre python

eu tenho uma base de códigos aqui, normalmente para testes regressivos de aplicações, que eu gostaria de compartilhar no wiki (tratamento de arquivos muito grandes e posicionais [mainframe], por exemplo) - a propósito o uso do python integrado com o Selenium é muito interessante

outra linguagem interessante é o Groovy (que é integrado ao SoapUI) - para testes regressivos é muito legal! eu tenho no meu backlog fazer qquer dia alguns scripts Groovy integrados ao Selenium no SoapUI, mas não sei se é possível

1 Curtida

vlw Dr!

@X434435 e @d841180 , vocês tem utilizado em ambientes produtivos ou seria uma PoC mesmo? infra própria?

depois queria trocar umas figurinhas sobre o assunto :grin:

1 Curtida

Ricardo, bom dia!

Aqui em SMS estamos utilizando Docker já há algum tempo no gerenciamento e hospedagem de aplicações para uso interno, como o GLPi, GitLab, Metabase e alguns sistemas departamentais, utilizando servidores próprios dentro da rede Prodam, e realmente tem se mostrado muito útil! Podemos bater um papo sim.

1 Curtida

Boa tarde, Ricardo!

Temos o back-end de produção em docker dessa aplicação: http://filadacreche.sme.prefeitura.sp.gov.br/#/
Também, há uma aplicação em desenvolvimento que será lançada em produção em docker.

Na SME, estamos usando o docker em infra própria. Infelizmente, a PRODAM não suporta ainda ambientes docker.

Aprendi sobre docker com o @X434435 e ainda tiro dúvidas com ele. Mas podemos trocar figurinhas :+1:

1 Curtida

Uma dúvida, não sei se já passaram por isso: nós temos na infra própria servidores linux virtualizados.

Pelo que pesquisamos, o docker funciona bem com Linux e Java em um servidor virtualizado.

Mas aplicações .NET+Windows poderiam não rodar tão bem em Docker e servidores virtualizados, por conta de um problema de virtualização aninhada com a tecnologia (link).

O .NET Core é muito recente (em conversa com a Prodam eles estão estudando o tema e nós também), o NHibernate é relativamente novo no .NET Core (porém tem o Entity Framework), mas tem diversos frameworks talvez não tão maduros que temos receio de adotar.

Vocês tiveram uma dificuldade neste sentido na adoção?

1 Curtida

Ricardo,

Aqui estamos utilizando somente em ambientes Linux (tanto no host quanto no container), com aplicações em NodeJS, PHP, Java e PostgreSQL, então não tivemos nenhum problema nesse sentido, mas também já tinha lido sobre problemas envolvendo ambientes Windows.

1 Curtida

Ricardo,

O problema que você apontou é similar a quando você tenta usar, por exemplo, um Vmware dentro de um VirtualBox (virtualização aninhada ou virtualização dentro de virtualização), pois o Vmware precisa de acesso direto a CPU fisica. Se criar a máquina virtual windows que irá rodar o docker na 1ª camada de virtualização, não tem problema.

Outro detalhe, necessária confirmação, é que o docker só tem compatibilidade nativa com Windows Server 2016 ou Windows 10 Anniversary Update.

Na SME, os novos projetos estamos exigindo tecnologias abertas, porém o legado é quase todo .NET. Queremos colocar o legado também em container e quando conseguirmos, eu aviso.

1 Curtida

Ralatório dos principais apontamentos e encaminhamentos do Grupo de Trabalho de Software Livre
Instituído no 1º Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação (FTTIC), com a finalidade de tratar a forma pela qual o software livre poderá ser usado pelos órgãos da PMSP.
Formação inicial:
Alex Pena - SMSU - alexpena@prefeitura.sp.gov.br
Rafael Sandalo - SVMA - rsandalo@prefeitura.sp.gov.br
Carlos Abel - PR Ipiranga - cabelsilva@prefeitura.sp.gov.br
Victor Stafusa - APDO SMIT - vstafusa@prefeitura.sp.gov.br
Filipe Nakamura - SMG - fnakamura@prefeitura.sp.gov.br
Yuri Camara Batista - APPGG SMG - ybatista@prefeitura.sp.gov.br
André Correa - APDO SMIT - acorreasilva@prefeitura.sp.gov.br
Tópico no Portal de Governança:
http://forum.govit.prefeitura.sp.gov.br/t/grupo-de-trabalho-software-livre/136
Depois disso, Rogério Fazio de Souza passou a participar ativamente no Fórum Virtual.
A princípio houveram grandes divergências sobre os rumos a seguir, uma vez que alguns integrantes divergiam sobre as Distribuições Linux e sobre se a PMSP deveria trocar os Sistemas Operacionais ou as Suítes de Escritório e como e em que ordem fazê-lo. Muitas sugestões e ideias publicadas no Fórum Virtual.
Outros tópicos foram discutidos informalmente por Victor Stafusa, Alex Pena, Rafael Sandalo e eu, Ricardo, a exemplo de verificar outras soluções de Software Livre para solucionar problemas dos órgãos setoriais, o que deu origem à ideia de fazer o Levantamento dos Sistemas utilizados na PMSP. Com isso iniciamos o tópico de inventário de Sistemas:


1ª Reunião do Grupo de Trabalho de Software Livre (12/09/2017)
Participantes:
Ricardo Olivatto - SMIT rolivatto@prefeitura.sp.gov.br
Alex Pena - SMSU alexpena@prefeitura.sp.gov.br
André Correa - APDO SMIT acorreasilva@prefeitura.sp.gov.br
Diego Kovags Moreira dkovags@PREFEITURA.SP.GOV.BR
Felipe Campanini Rocha Vaz fcrvaz@PREFEITURA.SP.GOV.BR
Pedro Henrique de Carvalho Costa phcosta@PREFEITURA.SP.GOV.BR
Victor Stafusa - APDO SMIT vstafusa@prefeitura.sp.gov.br
Eduardo Barbosa eduardobarbosa@PREFEITURA.SP.GOV.BR
Focos definidos:
Formato Aberto para os documentos da PMSP. Consta do Plano de Governo como ação para 2018, inclusive. Um projeto com orientações técnicas de como os servidores devem proceder etc. Mostrar para as pessoas porque é melhor;
WPS: Suíte de Escritório que roda em Windows e Linux e que, por meio de um plugin faz a conversão dos arquivos. Verificar restrições de EULA;
Capacitação: Oferecer capacitações em Softwares Livres para os servidores que quiserem. Gamification para incentivar as capacitações;
Laboratório Subprefeitura Penha: Joseylton apresentou o espaço com equipamentos a serem destinados a cursos para a população. Definir os Sistemas Operacionais para os thin clients e para o servidor para que trabalhem em rede, encontrando uma solução para integrar cursos de softwares proprietários e open source.
Pensar em quais Sistemas podemos desligar e quais deverão ser substituídos por Softwares Livres. Fazer levantamento. Ideia que já vinha tomando força em conversas citadas anteriormente;
• Criar tópico separado no Fórum sobre o uso de WPS na PMSP;
• Visita à SMSU para conhecer as soluções e o uso da Suíte de escritório WPS;
• Disponibilizar a solução (daemon) que faz a interface com o e-mail (Outlook) com opções open source;
• Felipe citou o “Raspa Tela” usado na Prodam como possível solução para o problema encontrado nas prefeituras regionais em imprimir o brasão (mainframe).
Com base nos focos definidos na primeira reunião, por sugestão do Pedro Henrique (DEGOV-SMIT) foram criados os seguintes tópicos:
Formato aberto para documentos da PMSP:
http://forum.govit.prefeitura.sp.gov.br/t/formato-aberto-para-documentos-da-pmsp-grupo-de-trabalho-software-livre/190?u=d841182&source_topic_id=136
Alex Pena e eu conversamos a respeito e publicamos no Fórum Virtual.
Capacitação em Software Livre:
http://forum.govit.prefeitura.sp.gov.br/t/capacitacao-em-software-livre-grupo-de-trabalho-software-livre/191?u=d841182&source_topic_id=136
Não houveram publicações.
Para a utilização de um Laboratório na Subprefeitura da Penha, apresentado pelo líder de TI do referido setorial, Joseylton, aos APDOs durante a integração, e que já vinha sendo discutida por André Correa e eu, e que depois foi tomando corpo com ideias de utilização de espaços da Secretaria Municipal da Educação criei este tópico:

Em 14/09/2017 Eduardo Spanó Junqueira de Paiva convidou o GT para participar de um Projeto de Software Livre já em andamento na SME:
"Entrar no grupo do telegram e ajudar colocando a mão na massa.

  1. Objetivo: experimentar a utilização de ferramentas para gestão do laboratório de informática, de modo substituir o atual modelo de gestão por meio de uma única imagem para toda a Rede, e dando maior autonomia para o POIE durante o processo de aprendizagem.
  2. Critérios de avaliação do resultado:
    SME
  • Gestão de inventário (estamos começando a utilizar o OCS Inventory para inventário de todo o parque);
  • Possibilidade de fazer deploy centralizado;
  • Evitar alta demanda de suporte técnico.
    POIE
  • Liberdade controlada de softwares no laboratório e outros hardwares da EU;
  • Ferramenta que propicie gerenciamento de laboratório/equipamentos;
  • Possibilidade de trabalho com sistemas operacionais diferentes, contemplando trabalhos e projetos diferenciados;
  • Softwares/perfis focados para cada um dos ciclos e públicos da UE (NE, EJA, CIEJA, EMEI etc.);
  • Configuração de cache de internet local/proxy com a finalidade de acelerar carregamento de páginas – navegação;
  • Desejável o foco em softwares livres evitando o gasto com licenciamento e na manutenção a longo prazo, propiciando inclusive a evolução dos softwares, para que atendam as demandas que eventualmente surgirão;
  • Possibilidade de restauração de sistema rápido e simples (mídias físicas ou acesso remoto);
  • Acesso facilitado a outros dispositivos, em especial aos smartphones.
  1. Participantes (SME):
    SME-COTIC
  • Eduardo, eduardo.spano@sme.prefeitura.sp.gov.br
  • Tamirys, tbibiano@sme.prefeitura.sp.gov.br
  • Rodrigo (G&P), rodrigo.bicas@gpnet.com.br, 33960711
    SME-COPED-NTPA smecopedtecaprendizagem@prefeitura.sp.gov.br
  • Regina, regina.gavassa@sme.prefeitura.sp.gov.br
  • Silvio, silvio.caetano@sme.prefeitura.sp.gov.br
  • Tania, tania.tadeu@sme.prefeitura.sp.gov.br
    POIE
  • Marcel Marcelino do Carmo (EMEF JOSÉ Maria Lisboa), carmo01@hotmail.com
  • Mauricio Caetano dos Santos (EMEF Jardim das Laranjeiras), mauricioc.poie@gmail.com
  • Marcelo Penna (EMEF Olegário Mariano), rpgmem@gmail.com
  • Sidney Moran (e Alex) (EMEF José Américo de Almeida), PROFESSORMAT@gmail.com meusburger.alex@gmail.com "
    Para compartilhar a ideia com os participantes criei o tópico:
    http://forum.govit.prefeitura.sp.gov.br/t/projeto-da-sme-para-adesao-dos-integrantes-do-grupo-de-trabalho-de-software-livre/194?u=d841182&source_topic_id=136
    Pedro Henrique (DEGOV-SMIT) definiu que o melhor era que o pessoal da SME participasse do GT e que ali, fossem definidas as ações e projetos nas quais o grupo atuaria em parceria.
    Depois disso, verificamos que alguns órgãos utilizavam o GLPI para a gestão de chamados e que poderia ser feita a Gestão de Ativos com o OCS Inventory (Secretaria de Gestão tinha uma solução em implementação nesses moldes). Rogério Fazio citou SMUL também como utilizadora do GLPI com o Fusion. O que depois, de certa forma, foi motivador de uma visita de Fernando Moreira de Lucca Barbosa e eu à SMUL para conhecermos a solução lá implementada.
    Encaminhamentos do Grupo
    Suítes de Escritório: Maiores discussões e exploração dos recursos da WPS utilizada na SMSU;
    • A Necessidade de um Catálogo de Sistemas (Iniciou-se a pesquisa e contatos com Gestão que tinha uma planilha que serviu de direcionamento para novo trabalho a ser desenvolvido);
    Formato aberto para documentos da PMSP;
    Laboratório Penha: Desktops thin clients, com Ubuntu configurados de maneira a propiciar a customização para várias opções de cursos em plataformas proprietárias ou open source a serem disponibilizados para os munícipes;
    Implementação de GLPI em alguns órgãos e embrião do que viria a se tornar o CITI (Controle Integrado de Tecnologia da Informação).
2 Curtidas