Grupo de Trabalho - PDSTIC (Grupo Núm. 3)

Prezados, o Plano Diretor Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDSTIC) foi previsto no Decreto Nº 57.653 DE 07 DE ABRIL DE 2017, o qual institui, em linguagem mais objetiva, a Governança de TI da PMSP. Este tópico no Fórum do Portal da Governança irá concentrar todo o trabalho realizado pelo grupo de trabalho do PDSTIC

Clique aqui para acessar o Decreto 57.653

DATA, HORA E LOCAL DO ENCONTRO PRESENCIAL:
06/09/2017 10h00
Rua Líbero Badaró 425 - Centro - 34o Andar - Sala de Reunião 1

Abaixo, informações importantes sobre o PDSTIC, fiquem a vontade para iniciar quaisquer questionamentos e/ou sugestões.


COMPONENTES DO GRUPO DE TRABALHO
Wilson Lima - SMIT/CGTIC - wsneto@prefeitura.sp.gov.br
Fernando Barbosa - SMIT/CGTIC - fmlbarbosa@prefeitura.sp.gov.br
Celso Pereira - PR Cidade Tiradentes - celsospereira@prefeitura.sp.gov.br
Gerson Giuliangeli - HSPM - ggiuliangeli@hspm.sp.gov.br
Katia Arakaki - PR Vila Mariana - karakaki@prefeitura.sp.gov.br
Lucia Consoleti - SMADS - luciaconsoleti@prefeitura.sp.gov.br
Caroline dos Santos - SMIT - cssouza@prefeitura.sp.gov.br
Victor Williams Stafusa da Silva - APDO-SMS - vstafusa@prefeitura.sp.gov.br
Rubens (rirrera@prodam.sp.gov.br) e Gilberto (gsono@prodam.sp.gov.br) - PRODAM
Felipe Toledo Bittar - SF - fbittar@prefeitura.sp.gov.br

DETALHES IMPORTANTES DO PDSTIC
Características
a) Elaborado e atualizado por cada órgão e entidade setorial;
b) Periodicidade anual;
c) A partir de elementos fornecidos pelo Órgão Central.

COMO FAÇO?
• Ferramenta em desenvolvimento por CGTIC
• Capacitação:
• O PDSTIC no contexto atual da Governança de TI
• Como usar a ferramenta

O QUE ACONTECE SE EU NÃO FIZER?
Órgãos não poderão adquirir bens ou fechar contratos relacionados a Tecnologia da Informação e comunicação, pois os jurídicos SEMPRE irão cobrar a confecção e/ou atualização do Plano Diretor Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação.


CAPÍTULO III
DOS INSTRUMENTOS DE GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Art. 13. São Instrumentos de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação os seguintes meios para a consecução dos objetivos da PMGTIC, segundo as
diretrizes estabelecidas no artigo 2º deste decreto, dentre outros:
(…)
III – Plano Diretor Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDSTIC, a ser elaborado e atualizado por cada órgão e entidade setorial, com periodicidade
anual, a partir de elementos fornecidos pelo Órgão Central, com os seguintes objetivos:
a) definir metas e objetivos a serem alcançados no período, bem como a forma de atendimento, explicitando seus impactos na realidade do órgão;
b) elencar ações e projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação a serem desenvolvidos pelo órgão no período, fornecendo o detalhamento conforme
demandado pela documentação própria;
(…)

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Bom dia!

Finalizaremos em breve um treinamento conceitual sobre como funcionarão os Planos Setoriais, além de um ambiente de treinamento para a plataforma onde eles serão cadastrados. Tão logo tenhamos estas iniciativas formatadas, entraremos em contato com os integrantes deste grupo de trabalho para que participem.

De antemão, gostaríamos de abrir aqui uma discussão sobre quais expectativas vocês possuem quanto aos Planos Setoriais, a partir das experiências que tiveram no passado e do que imaginam planejar para o próximo ano nas áreas de TI em que atuam.

Atualização 25/08/17:
No link abaixo estão os slides que apresentaremos. Vocês podem utilizá-los para ter uma ideia do que falaremos no dia.

Obrigado!

PDSTIC 2017.pdf (1,3 MB)

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Caros, vamos usar esse espaço para contribuir com o FATIMA:
Podem colocar aqui as observações que fizeram durante o encontro presencial?

Enquanto isso, nós iremos viabilizar a hospedagem da ferramenta em ambiente de testes.

Embora vá ser deslocado para a Secretaria de Saúde, uma vez que participei fortemente da implementação da FATIMA (Ferramenta de Avaliação da Tecnologia da Informação e MAturidade), gostaria de participar e acompanhar de forma ativa neste grupo, e portanto gostaria de ser incluído aqui também.

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Bom dia!
Ficou ótimo o FATIMA, embora que melhorias, só experimentando a ferramenta num ambiente teste.
De contribuição, reforço que essa ferramenta seria muito mais poderosa se ela não fosse apenas para a função de captar o planejamento. Mas que fosse possível usá-la como acompanhamento do desenvolvimento.
Imagine se pudéssemos ver a maturação dos setores todos. Motivaria o crescimento coletivo.

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Boa tarde,

Para darmos início ao planejamento, o FATIMA está bom, contudo para fazermos maiores observações a respeito do sistema, só experimentando.
A posteriori a ferramenta será muito útil no acompanhamento, controle e viabilidade dos Planos.

Sim! Estamos verificando disponibilidade técnica para liberar p acesso! Grato

Olá! Algumas sugestões:

  • senti falta de uma breve descrição dos projetos estratégicos (ou o caminho para a descrição dos projetos)
  • a área de ações/atividades poderia ser para inserção de ações macros/principais atividades, visto que os projetos, em geral, devem ter ferramentas próprias para gestão e acompanhamento. Seria trabalhoso replicar e manutenir todas as atividades de um projeto dentro da FATIMA.
  • gostei da ideia de deixar os planos de outros órgãos disponíveis para consulta. É interessante saber o que outros órgãos estão implantando para compartilhar ações, boas práticas, ideias
  • a lista de sistemas está pequena por que está em fase de testes?
  • poderiam disponibilizar a lista de palavras-chave das Linhas de Ação? não encontrei a possibilidade de inserir a linha de ação “implantar projeto/processo”. Por exemplo, caso queira implantar a metodologia Scrum no time de desenvolvimento de software, quais palavras poderia usar?
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Enviamos por e-mail o acesso à ferramenta. Aguardamos avaliações!

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