Software livre para SIG? O que você acha?

Extraído do Fórum Portal GeoSampa
Data da Publicação original 12/12/2014
http://geosampa.prodam/index.php/foruns/software-livre-para-sig-o-que-voce-acha/


Software livre para SIG? O que você acha?
forum1

Você já adotou os softwares livres para SIG ou ainda prefere os softwares proprietários? Comente um pouco a sua experiência, tanto a favor como contra.
7 ideias sobre “Software livre para SIG? O que você acha?”

silvio ribeiro
18 de dezembro de 2014 às 14:56

Há vantagens e desvantagens no uso de software livre, por enquanto!! Ou seja, quanto mais usados, melhores eles ficam.
Por isso recentemente temos melhores ferramentas que há alguns anos atrás.
Certamente no futuro adotaremos software livre com muito mais segurança.


carolina.suzuki
26 de fevereiro de 2015 às 14:32

Acredito ser mais democrático o uso de software livre para SIG, possibilitando para outros especialistas e público no geral uma visão mais didática de dados tabelados apresentados pelo poder público. Agora é importante também incentivar esse uso, tanto dentro como fora das administrações públicas.


Vitor Nishimoto
29 de abril de 2015 às 13:59

Os softwares livres estão cada vez melhores mas ainda continuam pouco “amigáveis”. Nesse ponto, alguns dos programas comercializados são de uso mais fácil e intuitivo.


Claudia Oliveira
4 de abril de 2016 às 17:05

Estou usando o QGIS (versão 2.12.0) e o programa se mostra muito amigável seja para aplicações simples ou mais complexas como integração com banco de dados via Postgres! Recomendo com 5 estrelas, em casa baixei a versão mais atual (2.14) mas ainda não percebi a diferença entre elas.


luciana Autor do post
4 de abril de 2016 às 17:10

A 2.14 é melhor. Tem mais recursos para mapas temáticos: símbolos, mapas de calor e outros.


Otavio Prado
4 de abril de 2016 às 17:38

Além disso, a versão 2.14 é uma versão LTR (long term release), ou seja, é uma versão estável que ficará pelo menos 1 ano recebendo apenas upgrades de segurança. As demais versões são versões de testes, que incluem melhorias, que se forem comprovadas estáveis serão incorporadas nas futuras versões LTR. Segundo pessoas que trabalham com o desenvolvimento do Qgis, é sempre indicado trabalhar com as versões LTR, que no caso atual é a 2.14.


marcelo b
21 de setembro de 2018 às 15:41

Os softwares livres exigem muito trabalho em seu desenvolvimento, principalmente por eles serem gratuitos.
Acho importante a Prefeitura de São Paula reforça-los inicialmente declarando em seus relatórios, estudos e trabalhos que os mapas foram gerados por meio de software gratuíto (Qgis) [ie “Os mapas elaborados neste trabalho utilizaram o programa open-source Qgis 3.2”].
Outro ponto que acho que seria importante é a prefeitura ter um monitoramento de quanto ela está economizando com estas ferramentas. E com isso, fazer uma contribuição financeira (a partir de algum critério – como 5% da economia ou algo assim) para o desenvolvimento das melhorias do software.
Isso é muito importante para a próprio aumento de produtividade dos servidores (e todos os usuários) assim como coloca a PMSP em uma posição pioneira na comunidade internacional destes softwares.

O que vocês acham?


2 Curtidas