Sobre os Planos Diretores Setoriais

Para otimizar o planejamento setorial anual de Tecnologia da Informação, o Departamento de Governança da Secretaria de Inovação e Tecnologia está finalizando o desenvolvimento de um novo sistema. É a FATIMA (Ferramenta de Acompanhamento da Tecnologia da Informação e Maturidade).

Sobre os Planos Estratégico e Setoriais
Conforme o decreto 57.653 de 2017 que definiu a nova política de governança de Tecnologia da Informação, o órgão central criou o Plano Estratégico a partir do Plano de Metas do Prefeito, o diagnóstico de TIC e de visitas presenciais às áreas de TI dos órgãos. O plano já foi aprovado pelo conselho de municipal de tic, restando apenas o término da diagramação para sua ampla divulgação.

O próximo passo na governança de TI são os planos setoriais, através dos quais todos os órgãos da Prefeitura (Secretarias, Prefeituras Regionais e administração indireta) planejarão as ações relacionadas à TIC que executarão no decorrer do ano seguinte, tais como aquisições de equipamentos e desenvolvimentos de sistemas.



Concepção e execução dos Planos Diretores Setoriais

O que vai mudar?
Nos planejamentos setoriais dos anos anteriores, as áreas de tecnologia da informação preenchiam documentos em editores de texto informando os projetos de suas áreas de tecnologia e os submetiam via email. Com o uso da nova ferramenta, os órgãos poderão informar as ações que realizarão nos projetos de forma mais objetiva, o que permitirá ao órgão central uma análise mais eficiente sobre como criar sinergias entre ações, e como acelerar o cumprimento de metas do Plano Estratégico e a evolução dos órgãos setoriais na Escala de Maturidade.

Por que o plano é importante?
O planejamento permite avaliar previamente a disponibilidade de recursos e como empregá-los da forma mais eficiente. Cabe ressaltar que, conforme Decreto 57.653/2017, as áreas jurídicas de todos os órgãos setoriais aprovarão aquisições e contratações relacionadas à TIC somente quando constatada aprovação prévia de tais ações em plano setorial avaliado pelo órgão central de TIC.

Como funcionará o sistema?
O órgão central enviará aos líderes de todos órgãos setoriais os dados para acesso ao sistema FATIMA.
Os líderes de TI poderão então cadastrar as ações de TIC que planejam executar no ano seguinte. São exemplos de ações previstas:

Comprar + ativos de microinformática + computadores
Comprar + ativos de rede + switches
Alugar + ativos de microinformática + notebooks
Contratar + serviço + impressão e digitalização
Capacitar + equipe + ITIL
Desenvolver + Sistema de Informação

Dentro de cada ação, será possível informar seus resultados esperados, relação com projetos do Plano de Metas, período de execução, atividades, recursos humanos associados e recursos financeiros necessários. Objetivou-se reduzir ao máximo a quantidade de informações necessárias, mantendo apenas aquelas consideradas de fato essenciais à análise e apoio do órgão central.

Após o cadastro de todas as ações, o líder do órgão setorial poderá submeter seu plano para análise pelo órgão central através do próprio sistema. Órgãos setorial e central poderão então trabalhar em melhorias de forma conjunta, finalizando com a aprovação do plano.

Início dos planos
Mais informações sobre os planos setoriais serão fornecidas no 3º fórum técnico da tecnologia da informação, que acontecerá em dezembro/2017.

Para saber mais
Decreto 57.653/17 da nova política de governança de tecnologia da informação e comunicação
Plano Estratégico
Escala de Maturidade