Car@s,
Assim que comecei a escrever aqui apareceu uma mensagem ao lado “Seu tópico é parecido com…” e a primeira opção da lista de fato faz sentido, é a Orientação Técnica 009 - Da Aquisição de Serviços de Computação em Nuvem.
Contudo, como a questão que trago não é restrita a esse serviço, optei por continuar e criar este novo tópico.
Hoje estou no Departamento de Planejamento Habitacional da Secretaria Municipal de Habitação e estamos apoiando a elaboração de TR para contratação de serviço de manutenção evolutiva do sistema Habitasampa e em uma reunião ontem com a CGTIC surgiu essa questão, que por não ser relacionada a essa contração específica, deixamos para tratar depois e por isso trago ela aqui no fórum.
Em nosso departamento utilizamos uma pasta compartilhada denominada sehabgbc1275, que fica no caminho “Rede”.
Subindo um nível e olhando a rede, vejo que há 51 pastas que acredito serem como a nossa, hospedada no computador de servidores que usam esse computador em seu trabalho cotidiano. Sei que essa não é uma realidade apenas da SEHAB, porque estive na SMPR entre 2016 e 2017 e vi que por lá a situação é similar e acredito que seja assim nos demais órgãos e entidades da PMSP.
Nossa preocupação é porque essas pastas não contam com backup regular e os computadores podem sofrer qualquer tipo de dano e perdermos todas as informações que necessitamos no dia a da, ou que são importantes (ou mesmo indispensáveis) para consulta eventual.
Consultamos o Gilberto, responsável pela TI na SEHAB, e ele nos informou que no contrato guarda-chuva com a PRODAM, o de sustentação de TIC, está prevista a possibilidade de utilizarmos o serviço de pasta compartilhada nas.prodam e que o valor atualizado do serviço deve estar em torno de R$ 7,00/Gb/mês.
Conheço esse serviço porque tenho acesso uma pasta desse tipo da SMG e me parece uma boa opção, inclusive por questão de segurança da informação, com ela ficando armazenada em servidores da própria PMSP/Prodam.
Contudo, o valor me pareceu muito alto, inclusive porque só nossa pasta compartilhada aqui do DEPLAN tem 1,4 Tb e supomos que somando as demais existentes na SEHAB isso deve chegar a mais de 8 Tb. Assim, para um ano o valor seria de quase R$ 700 mil.
Gostaria de saber se esse valor é o que vem sendo aplicado pela Prodam para esse serviço mesmo e, caso seja, se não seria possível renegociar assim como foi feito para nossas contas de e-mail no Outlook, que até o início de 2017 ainda eram de apenas 50 Mb e aumentou para 1 Gb sem mudança no valor, pelo que chegou até mim a respeito dessa mudança.
Ou, não sendo possível essa renegociação e sendo proibitivo o preço, o que recomendariam fazermos no caso - tanto para termos a segurança da informação (protegida e com backup), quanto para compartilharmos em toda a secretaria.
Grato,