Serviço de pasta compartilhada - nas.prodam

Car@s,

Assim que comecei a escrever aqui apareceu uma mensagem ao lado “Seu tópico é parecido com…” e a primeira opção da lista de fato faz sentido, é a Orientação Técnica 009 - Da Aquisição de Serviços de Computação em Nuvem.

Contudo, como a questão que trago não é restrita a esse serviço, optei por continuar e criar este novo tópico.

Hoje estou no Departamento de Planejamento Habitacional da Secretaria Municipal de Habitação e estamos apoiando a elaboração de TR para contratação de serviço de manutenção evolutiva do sistema Habitasampa e em uma reunião ontem com a CGTIC surgiu essa questão, que por não ser relacionada a essa contração específica, deixamos para tratar depois e por isso trago ela aqui no fórum.

Em nosso departamento utilizamos uma pasta compartilhada denominada sehabgbc1275, que fica no caminho “Rede”.

Subindo um nível e olhando a rede, vejo que há 51 pastas que acredito serem como a nossa, hospedada no computador de servidores que usam esse computador em seu trabalho cotidiano. Sei que essa não é uma realidade apenas da SEHAB, porque estive na SMPR entre 2016 e 2017 e vi que por lá a situação é similar e acredito que seja assim nos demais órgãos e entidades da PMSP.

Nossa preocupação é porque essas pastas não contam com backup regular e os computadores podem sofrer qualquer tipo de dano e perdermos todas as informações que necessitamos no dia a da, ou que são importantes (ou mesmo indispensáveis) para consulta eventual.

Consultamos o Gilberto, responsável pela TI na SEHAB, e ele nos informou que no contrato guarda-chuva com a PRODAM, o de sustentação de TIC, está prevista a possibilidade de utilizarmos o serviço de pasta compartilhada nas.prodam e que o valor atualizado do serviço deve estar em torno de R$ 7,00/Gb/mês.

Conheço esse serviço porque tenho acesso uma pasta desse tipo da SMG e me parece uma boa opção, inclusive por questão de segurança da informação, com ela ficando armazenada em servidores da própria PMSP/Prodam.

Contudo, o valor me pareceu muito alto, inclusive porque só nossa pasta compartilhada aqui do DEPLAN tem 1,4 Tb e supomos que somando as demais existentes na SEHAB isso deve chegar a mais de 8 Tb. Assim, para um ano o valor seria de quase R$ 700 mil.

Gostaria de saber se esse valor é o que vem sendo aplicado pela Prodam para esse serviço mesmo e, caso seja, se não seria possível renegociar assim como foi feito para nossas contas de e-mail no Outlook, que até o início de 2017 ainda eram de apenas 50 Mb e aumentou para 1 Gb sem mudança no valor, pelo que chegou até mim a respeito dessa mudança.

Ou, não sendo possível essa renegociação e sendo proibitivo o preço, o que recomendariam fazermos no caso - tanto para termos a segurança da informação (protegida e com backup), quanto para compartilharmos em toda a secretaria.

Grato,

1 Curtida

Olá. bom dia!

Aqui na Fundação Paulistana nos encontramos na mesma situação. O medo é a workstation do colaborador parar de uma hora para outra e perdemos informações chaves.

Gostaria de saber se podemos licitar uma empresa para pelo menos, termos um server virtual para guardar essas informações.

1 Curtida

@Marco e @x479059,

Pelo Diagnóstico de TI realizado anualmente identificamos que a Secretaria Municipal de Educação possui o serviço de NAS contratado com outra empresa.

Acho que o @d835896 pode auxiliar caso se interessem por contratar este serviço.

Na SME, há um datacenter próprio (utilizamos nosso próprio NAS). Ainda não temos este tipo de serviço contratado fora da PRODAM.

Temos interesse, principalmente por ter um datacenter próprio é importante pelo menos um backup em outro site. Além disso, estudar outros modelos com melhor custo x benefício.

1 Curtida

Bom dia @Marco,

Nada impede que sua uma secretaria possa realizar essa contratação.

Fiz uma breve pesquisa e localizei uma contratação realizada pelo Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região. Ele pode servir de base para sua contratação.

http://comprasnet.gov.br/livre/pregao/ata2.asp?co_no_uasg=926089&numprp=172018&f_lstSrp=&f_Uf=&f_numPrp=172018&f_codUasg=926089&f_tpPregao=&f_lstICMS=&f_dtAberturaIni=&f_dtAberturaFim=#926089-172018-1

Segue a proposta vencedora 1 - PROPOSTA COMERCIAL.pdf (668,8 KB)