Padrões de Interoperabilidade

Pessoal,

Já temos (ou está sendo pensado) algo parecido com o ePING aqui no Município, no que diz respeito à adoção/recomendação de padrões e normas de TI?

“A arquitetura ePING define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no governo federal, estabelecendo condições de interação com os demais poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.”

https://www.governodigital.gov.br/documentos-e-arquivos/e-PING_v2017_20161221.pdf

4 Curtidas

Entendo que as Orientações Técnicas, Portal de Governança (com GTs e outros), PETIC entre outras cobrem esse quesito. Uma forma e linguagem diferentes apenas. A meu ver.

Apenas complementando a resposta do @d841182, as Orientações Técnicas e demais instrumentos de Governança cumprem o papel disciplinador que o ePING visa assumir. Mas não há, no momento, uma previsão de ter um espectro tão amplo de definições que o ePING fornece. Ao mesmo tempo, se houver a necessidade de estabelecermos padrões para algum domínio, certamente poderemos cogitar a publicação de uma Orientação ou instrumento equivalente.

4 Curtidas

Ricardo / Koba, obrigado pelos esclarecimentos!

De fato, a pergunta era referente à existência ou planejamento de um eventual detalhamento nos moldes do ePING, citando padrões específicos para determinados assuntos, tendo em vista que boa parte dos esforços de desenvolvimento atuais são direcionados para integração de serviços internos ao órgão (e, futuramente, entre órgãos distintos).

1 Curtida

Seria bem legal pensar na interoperabilidade mesmo, @X434435! . Não sei como está a ePing hoje, mas uma crítica que existia alguns anos atrás era que ela recomendava uma série de padrões que já eram mais ou menos senso comum (ex. SMTP etc.).

Mas acho que realmente seria interessante pensar em padrões para a prefeitura poder trocar dados, como, por exemplo, fez a Dinamarca com o seu framework de arquitetura corporativa nacional (http://arkitekturguiden.digitaliser.dk/introduction-national-enterprise-architecture-denmark). Não entendo a fundo do tema, do ponto de vista mais técnico, mas parece que valeria a pena explorar melhor. Imagino que isso poderia ajudar a resolver o problema de ter vários sistemas sendo desenvolvidos na prefeitura com dados de parcerias, sem qualquer padrão que possibilite uma futura integração dessas informações.

Se iniciarem essas discussões estamos à disposição para colaborar pela SME!

3 Curtidas