Mapas “oficiais” da Cidade

Olá a todos!

Gostaríamos de organizar algumas publicações, sobretudo legislações, acerca dos “mapas oficiais” da Cidade.

Em vários encontros e cursos do GeoSampa, mapas como o “Gegran” e o próprio MOC são citados como constantes em leis e decretos municipais, motivo pelo qual muitos usuários ficam em dúvida se esse material ainda deve ser considerado mesmo após a publicação do MDC (Mapa Digital da Cidade) e do GeoSampa.

Quanto à qualidade, sabemos que estes últimos são superiores. O MDC, por exemplo, foi feito em escala de grande detalhe e com tecnologia muito superior aos levantamentos anteriores resultando, portanto, em um material mais preciso e qualificado.

Desta forma, é importante que tais materiais sejam utilizados como referência para outros trabalhos de âmbito geoespacial e que tal orientação seja consolidada em toda PMSP.

Caso conheçam esses decretos/leis/portarias, nos informem.

Abraços

Equipe GeoSampa

7 ideias sobre “Mapas “oficiais””
Welington Matias
21 de outubro de 2016 às 16:05
Olá pessoal, não sei se o assunto entra diretamente neste tópico, mas já comparei os polígonos de distritos disponíveis no Geosampa com os do Ibge. Há alguma diferenças importantes, por isso fico com dúvida de qual utilizar para alguns trabalhos. Imagino que o do Ibge seja mais antigo, por outro lado, são eles que estabelecem regras de cartografia no Brasil. Não conheço as regras e atualização desses polígonos.

Enfim, agradeço se alguém puder esclarecer.

silvio ribeiro
21 de outubro de 2016 às 17:12
Olá Welington! O assunto é muito pertinente, e vale para lembrar que estamos com a versão dos limites de Distritos/Subprefeituras revisada, em termos descritivos e cartográficos. Ou seja, aqueles limites que estavam discrepantes da descrição original foram redesenhados sobre a base MDC, que é a mais precisa que temos (escala 1:1.00). Estamos à disposição. Abs!

Welington Matias
21 de outubro de 2016 às 17:21
Legal Silvio, obrigado pela resposta. Tinha ficado com essa dúvida quando comparei a camada do MDC com a do IBGE em 2014, mas acabei até esquecendo o assunto.
Mas a partir de agora fico mais tranquilo de usar sempre a camada do Geosampa.
Abço.

Cecília Kappler
25 de abril de 2017 às 13:15
Olá! Sou estagiária aqui no DPH e estamos listando a área envoltória do Parque do Jaraguá. Ao baixar os croquis de algumas quadras elas aparecem com “números não oficiais” (eles ficam dentro do lote, num tamanho de fonte menor e entre parênteses). Há casos, como no S208 Q042, em que a quadra tem 28 lotes mas só dois deles são “oficiais”. A numeração não-oficial seguiu a mesma dos lotes oficiais mas, por não serem oficiais, não consigo achar esses lotes pela ferramenta de pesquisa. E agora? Como registro esses lotes? Listar apenas dois é bem diferente de citar 28…

lucianaAutor do post
25 de abril de 2017 às 13:56
Oi Cecília,
Pelo que sei, esses lotes, sem numeração, ainda não tem lançamento.
Por isso, ao pesquisar no banco, o resultado não aparece. Creio que a numeração no croqui, entre parênteses é provisória. Vamos conferir com SF.

Cecília Kappler
25 de abril de 2017 às 14:02
ok! Obrigada

lucianaAutor do post
25 de abril de 2017 às 15:39
Oi Cecilia,
Conversamos com SF.
Segundo eles, esta quadra já está totalmente lançada, mas sua cartografia ainda não foi está atualizada.
Os números entre parênteses são provenientes da planta de regularização ou aprovação. Não possuem relação com os números dos Lotes Fiscais, mas sempre que possível se repete esta numeração no lançamento inicial, que parece ser o caso. Enviarei a lista de lotes para seu email, ok?