Internalizar regras de negócio durante migração

Temos um sistema em alta plataforma que deveremos baixar provavelmente com a Prodam.

É um sistema com regras de negócio que remontam décadas atrás e a migração pode ser uma oportunidade única para internalizar esse conhecimento.

Alguém tem alguma dica pra fazer esta gestão de conhecimento?

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“Como assim baixar provavelmente com a Prodam”?

Desculpe a falta de clareza. Eu quis dizer que migrar da plataforma alta (mainframe) para plataforma PC. Faremos isto provalvelmente com a PRODAM.

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Hum, quando vc menciono alta plataforma não tinha botado fé que era efetivamente mainframe…

Bom, imagino que querem sair dessa plataforma pelo custo e experiencia de uso da mesma,.

Enfim, o cenário é desenvolver junto a PRODAM, ou achar algo gratuito que exigirá um certo tempo de aprendizado da ferramenta.

Como eu faria, primeiro eu faria a analise desse sistema, quais os produtos que ele fornece, controles de regras, fluxos, imagens, gestão de documentos enfim…
Daí ir na busca de algo FOSS que cubra as necessidades.

Talez um cms como twiki, xwiki ajude, outro dia procurei por uma solução pra centralizar uns fluxos e achei umas coisas bacanas, redmine, drools(esse talvez ajude).

O esquema é usar o alternativeto.net caso conheça algum software proprietario de mesma natureza.

Estamos baixando um grande sistema mantido hoje pela Prodam da alta para a baixa plataforma e depende muito do porte do sistema, se haverá alterações de regras em relação ao legado, depende de quem irá atuar na construção do novo sistema (se será a Prodam ou outra entidade externa), etc

mas o principal ao meu ver:
0. definição clara desde o começo das responsabilidades de todos os envolvidos com um acompanhamento periódico do status pelos gestores e um cronograma (preferencialmente project)

  1. levantamento de requisitos bem feito
    a. com o total envolvimento da área de negócios desde o início como responsável pelo produto final - em especial se houver mudancas de regras
    b. total envolvimento da Prodam (principalmente se envolver uma
  2. um processo de homologação bem feito - com estratégia para atuar em comparações massivas pois é inviável, algumas vezes, adotar a homologação amostral, sendo imprescindível adotar ferramentas automatizadas

Um dos sistemas que baixamos a plataforma foi feito pela própria Prodam - mantendo um pequeno pedaço em alta plataforma com comunicação diária baixa-alta. Acredito que faltou um processo melhor de homologação por parte da area de negócios, o que gerou divergências entre a baixa e a alta em inúmeros casos. Depois de implantado em produção foram 2 anos para estabilizar os problemas (que foram muitos).

Enfim, não é um processo fácil. De todo modo, o levantamento de requisitos junto aos envolvidos e, preferencialmente, a documentação destes requisitos levantados é essencial neste processo - sendo que um modelo contratual iterativo que preveja evolução nos requisitos ajuda muito.

Para se ter uma ideia, em um dos casos, alem da documentação de casos de uso que criamos, os e-mails trocados junto ao especialista da Prodam que conhece tudo sobre o legado eh uma das documentações mais importantes de projeto - as vezes abrimos emails de anos atrás para entender alguns comportamentos.

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Essa documentação está centralizada num compartilhamento ?

desculpa a demora na resposta

sim. A gente padronizou a documentação junto a nossa fábrica de software em um template de casos de uso, que é a forma que normalmente as fábricas de software trabalham com vistas a acordar requisitos junto ao cliente (a despeito dos contras dessa sistemática ante a modelos alternativos [ateliê de software, p. ex., que é muito interessante] no fim das contas é um modelo que, especificamente para nos de sf, se mostrou muito útil). Vou postar no wiki esse template e mandar por aqui.

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