Grupo de Trabalho - Relacionamento com a Prodam

Rogério, atualmente a PRODAM utiliza o ZABIX no NOC para monitoramento de toda a infraestrutura da prefeitura de SP.
Este grupo já tem um trabalho inciado para que as pontas TIC possam ter acesso a um dashboard “ao vivo” do ambiente e aplicações interessadas.

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Senhores(as),
O GDS será substituído por um GDS que está em desenvolvimento na Prodam com o patrocinador SF.
Será concluído em duas fases. Já na primeira será possível implantar. A fase dois conterá relatórios e CRUDs de tabelas e algumas melhorias.
A primeira fase será entregue dia 25 de setembro, previsão de implantação 23 de outubro.

Nenhuma solução pesquisada iria atender aos requisitos mais importantes do fluxo de negócio de solicitação em sistemas à fornecedor. São eles:
1- Fluxo pré-definido - ao enviar a solicitação, o sistema já sabe via parametrização para quem enviar a requisição, não é necessário escolher o destino ou destinatário.
2- Controle de gastos da OS ou Rubrica - o Fiscal do contrato terá relatórios on-line para acompanhar o saldo do contrato.
3- Substituição de aprovador ‘a quente’ - um administrador pode substituir os aprovadores de solicitações já instanciadas (enviadas), bem como substituir aprovadores por sistemas, definindo o período de férias.
4-Integração com CAC.
5-Integração com SEI para buscar as unidades em que o servidor está executando seus processos.
6-Prazo x Resultado x Simplicidade - outras soluções permitiam desenhar fluxo de processos, porém necessitariam de uma alta curva de aprendizado para operação e gestão da ferramenta; eram muito sofisticadas e complexas para a necessidade; e iriam requerer o desenvolvimento de integrações e não teriam como atender todos os requisitos acima.

O GDS poderá se utilizado por toda a prefeitura, pois terá a opção de escolher a Secretaria. Cada secretaria irá gerir o seu grupo de solicitações, sistemas, aprovadores. E uma secretaria não visualiza os dados da outra.

A implantação do fluxo do GDS em 23/nov/2016 em SF resultou em redução de 16% das horas de manutenção e melhoria. Dessa forma, o investimento de aproximadamente 550 h/h para o desenvolvimento desta se justifica para manter os processos e fluxos atuais.

Uma ferramenta gratuita não representa zero investimento, pois temos que promover as integrações/adaptações, o que representa Horas Homem. Além disso, quando vem uma nova versão há necessidade de administrar e reprogramar as integrações. E sempre há necessidade de abrir mão de algum requisito para se adaptar à solução, no caso de software pronto.

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Boa tarde Soraia! @d818842
Muito obrigado pelos esclarecimentos sobre o novo GDS em desenvolvimento, principalmente pela ótima notícia que ele poderá ser utilizado por toda a PMSP. Acredito que é uma solução que todas as Secretarias possuem necessidade.

Concordo ,acredito que nenhuma ferramenta gratuita atenderia a estes requisitos que você listou.

Um dos tópicos que debatemos foi sobre a criação de Dashboards com a ferramenta Grafana, onde os líderes das áreas de TI (principalmente prefeituras regionais) conseguiriam ver status dos serviços e sistemas. Informaram que a SF está com este modelo de Dashboard em testes.

Você tem alguma informação sobre isso ou quem está responsável dentro da SF?

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O NOC está com Ricardo Oda, no POC do Grafana.

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Bom dia pessoal!

Fui informado pela equipe da PRODAM que um dos principais itens: falta comunicação prévia sobre manutenções já começará a ser mitigada a partir de hoje.

Conforme um dos encaminhamentos da nossa reunião, repassei à PRODAM a lista que a SMIT possui dos líderes das áreas de TI na Prefeitura. Eles fizeram um trabalho de validação, criaram grupos específicos e o time de mudanças já está avisado para realizar as notificações necessárias.

Na próxima quinta-feira, 28/09, às 10:30, estarei na PRODAM para avaliar o projeto de Dashboard, e como ele poderá melhorar as informações para as áreas de TI. Quem puder comparecer, seria ótimo!

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Bom, eu não uso o 0800, sou muito mal tratado lá, o atendimento é voltado para leigos.

Outro canal que pedem para utilizar é um endereço de e-mail, cada local deve ter o seu, no caso o nosso é SVMA_Rede@prodam, que também jogam sua solicitação na ferramenta da CA.

Se a ferramenta http://central.prodam/CAisd/pdmweb.exe é a ferramenta de ticket utilizada, e o SLA só é contado quando a solicitação é ali criada, porque raios eu vou perder meu tempo no 0800 e nesse e-mail de rede?
Dica, a maioria dos atendimento rede (9600) criem direto da ferramenta que é mais rápido.

Outro ponto, é uma ferramenta para acompanhando de RDMs, pois tudo que é importante é RDM, a qual só o gerente de relacionamento pode criar, e não há transparência nesse serviço. O que impacta simplesmente tudo.

Não vi ninguém falando de status report.
Coisa rara são emails como esse, que aliás é da SMIT e não da PRODAM

Não tem nada mais desagradável do que você ser informado que um serviço está em manutenção e não to falando de queda devido a falhas, e sim de coisa planejada. É aquela sensação de corno, sempre o último a saber.

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Rafael, boa tarde!

Como já me apresentei em outro post, sou Gerente de Novos Negócios ligado a Diretoria de Infraestrutura, participo deste grupo com a idéia de melhorar a comunicação da PRODAM com as pontas de TIC do município de SP.

Entendo seu descontentamento e já tomamos algumas ações para fazer a comunicação fluir para as pontas de TIC - criamos listas de distribuição internamente na PRODAM para que o NOC (equipe de monitoramento do ambiente) possa manter as pontas de TIC informada das indisponibilidades quando elas ocorrerem (além de informar o time de relacionamento). Com essa iniciativa acreditamos que as pontas de TIC tenham melhor acesso as informações.

Com relação ao processo de RDM, é um processo interno utilizado pela PRODAM para a realização de mudanças. A equipe de mudanças, responsável pelo processo de RDM, passou a utilizar esses grupos para compartilhar as atas das reuniões de mudança, também com o intuito de manter as pontas de TIC informadas preventivamente sobre as mudanças (e possam também se programar). Novamente essa iniciativa é fazer com que a informação chegue nas pontas de TIC.

Sobre você colocar a informação de que é mal tratado no 0800, peço a gentileza que compartilhe o fato comigo para que possamos direcionar a devolutiva a empresa, esse tipo de situação não é tolerada - é uma empresa terceira prestadora de serviços para a PRODAM. Meus contatos são dfisola@prodam.sp.gov.br ou pelo ZAP no 19 97414-1930.

Um último ponto que peço que compreendas, infelizmente nem toda secretaria e/ou órgão de PMSP tem profissionais com o mesmo gabarito que o seu - em uma de nossas Prefeituras Regionais temos 2 estagiários que são responsáveis por TIC, por exemplo.

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Em relação ao 0800, foi como falei, não uso e não usarei mais, não me recordo de ter ligado em 2016, não adianta. Pedirei ao pessoal que utiliza documentar e reportar aqui.
Olha, precisa arquitetar melhor então, pois ser leigo ou não, não é o problema. O problema é o atendente, o camarada do outro lado tem que estar preparado para as duas situações.

De resto deu pra entender que é aguardar o que os ventos trarão.

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Excelente, novamente peço que me reporte qualquer problema que tiverem com o 0800 - para podermos melhorar o serviço sempre, precisamos de fatos.

No mais, obrigado e vamos em frente!

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Bom dia!

A pedido do Alisson Rodrigues Pinheiro, da Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais, para fazer um piloto, estamos compartilhando as principais URLs dos sistemas utilizados nas pontas.

SEI - Sistema Eletrônico de Informações
https://sip.prefeitura.sp.gov.br

SAFFOR
http://web4.prodam/sr1906/default.asp

SIMPROC na WEB
https://simproc.prefeitura.sp.gov.br/Forms/login.aspx

TID - Tramitação Interna de Documentos
http://web4.prodam/tid

HOD - IBM HOD 10.0 Terminal Prodam
http://mvshod.prodam/hod/HOD

GEO.SP - Quadras fiscais
http://geosampa.prodam/

SIGRC
https://sigrc.prefeitura.sp.gov.br/auth-web/

Sistema da Agenda da Fiscalização - SAF
http://web4.prodam/sr0638/forms/Login.aspx

Sistema de Gerenciamento da Fiscalização
http://sgf.prodam/

CADIN
http://www3.prefeitura.sp.gov.br/cadin/Pesq_Deb.aspx

Correio WEB
https://correio.prefeitura.sp.gov.br/exchange/

SOF
http://sf8424.rede.sp/SOF/

SIGA - Saúde (emissão Cartão SUS)
http://siga.saude.prefeitura.sp.gov.br/sms/login.do?method=logoff

PPI - Atendimento
http://web4.prodam/ppi_pmsp/Forms/Login.aspx?ReturnUrl=%2Fppi_pmsp%2FForms%2FOrientacoes.aspx

SIGPEC - Sistema de Gestão de Pessoas e Competências
http://sigpecrh.pmsp/

Nos colocamos à disposição para auxiliar no que mais se fizer necessário.

Atenciosamente,

Marcelo Rosa Davila
Assistente de Gestão de Políticas Públicas - Nível I
Assessoria de Informática
Prefeitura Regional Cidade Tiradentes (Decreto Nº 57.576/2017)
3396-0075 ou TIM 9.8488-1477
http://cidadetiradentes.prefeitura.sp.gov.br

“Conhece alguém que faz bem o seu trabalho? Saiba que ele é melhor do que a maioria e merece estar na companhia de reis.” - Provérbios 22:29

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Muito obrigado Marcelo!

Bom dia,

Gostaria de parabenizar os membros do grupo e a Prodam, na pessoa do @p017502, pela iniciativa apresentada hoje pelo @d841164 - em especial no que diz respeito à monitoração de aplicações e o compartilhamento desse painel de monitoração.

Em SF começamos recentemente a analisar como melhorar nossa monitoração em nível de aplicações (não apenas em nível de infraestrutura), com vistas a melhorar nosso processo de gestão de incidentes, e esta iniciativa é uma das que tínhamos em mente neste sentido nas conversas com nosso contato da Prodam (Patrícia).

Nossa proposta interna é a monitoração de aplicações nas seguintes frentes:

  • monitoração de dependencias (WebServices) - a fim de melhor identificar a origem de alguns problemas que se propagam para diversos sistemas
  • monitoração dos logs gerados pelas mesmas (hoje os novos sistemas disponibilizam logs em um formato padronizado, de forma a permitir queries mais relevantes do ponto de vista do negócio)

Além de revisar nossos fluxos de gestão de incidentes. Mas ainda estamos começando nossos alinhamentos, sem nada concreto ainda, de modo que este painel nos auxiliará muito.

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Ricardo, bom dia!
Obrigado pelo reconhecimento de nosso trabalho.
Atualmente a PRODAM está com ferramentas em estudo para monitoração no nível da aplicação, neste momento com o ZABBIX temos um pouco de user experience - aonde executamos uma conexão em algumas telas iniciais para entender se a aplicação está no ar.
Com relação aos dashboards, como foi comentado ontem, é uma ferramenta em fase de maturação e os comentários serão bem vindos.

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O @MarceloDavila postou um outro tópico sobre Workshop Gestores da Economia – Tecnologia da Informação. Na apresentação há diversas referências à Prodam. Acredito ser algo muito enriquecedor para esse grupo.

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Boa tarde pessoal,

O Dashboard WEB esta acessível a todas as Prefeituras Regionais:

link: http://dashboard.prodam/
usuário: smpr
senha: smpr1610

É possível o status dos principais sistemas, monitoramento dos links MPLS e dos WIFI Corporativos (para as que possuem).

Está sendo monitorado os principais sistemas,os links MPLS de todas e o WIFI Corporativo das que possuem.

Caso haja alguma diminuição da qualidade ou indisponibilidade dos links,será exibido no Dashboard. Ou seja, caso tudo esteja funcionando bem, não constará na lista.

No futuro o sistema estará integrado ao Active Directory e todos conseguirão acessar pelo seus próprios usuários.

Créditos ao Luiz Basílio e equipe (PRODAM).

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Membros do GT “Relacionamento com a Prodam”:
Bom dia!

Gostaria de aproveitar o tópico do GT “Relacionamento com a Prodam”, para perguntar se vocês sabiam que a PRODAM disponibiliza o host de acesso VPN para “colaboradores com a permissão concedida”. Eu nunca tinha ouvido dizer que existia a oferta desse serviço… rsrs. Por isso, gostaria de saber se vocês teriam como nos disponibilizar uma lista de todos os serviços ofertados pela PRODAM.

Att. Marcelo Davila

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Senhores, bom dia!
Peço desculpas na demora dessa reposta, mas depois de um dia todo entendendo melhor sobre este assunto segue meu comentário - uma resposta de certa forma oficial do lado da PRODAM.

Este documento é interno e não pode ser compartilhado com as pontas, para mais informações sobre os serviços que são prestados vocês podem e DEVEM acessar o canal de relacionamento. Pessoalmente eu sinto muito por não poder compartilhar essa informação com todos.

Sobre o tema VPN, é um processo de certa forma delicado por envolver as questões relacionadas a pontos e quem pode ou não pode fazer horas-extras e etc.

@p017502
Problema do 0800 opção 8. Atendente Everton ao ser questionado sobre o número do protocolo interrompeu a ligação, próximo as 11:00, horario de brasilia. 15/03/2018

Pessoal,

@d827520
@d805717
@d841164
@d732605
@d841164

Sentiram alguma mudança na relação com a PRODAM?

@d818842, e o GDS que estava em desenvolvimento? Evoluiu?

@d755455, boa tarde!

Houve algumas mudanças na PRODAM em termos de responsáveis que atrapalhou um pouco o andamento dos trabalhos. Acredito que até o final desse mês vamos ter uma definição do novo responsável e vamos retomar.

Obs: Sobre o atendimento e a importância de um sistema de chamado, já foi conversado com o novo Diretor de Infraestrutura da PRODAM e ele está ciente dessa demanda.

Vou repassar à PRODAM esse problema que ocorreu com você.