Como rodar sistemas 32 bits em PCs 64 bits?

Recebemos relatos no órgão central sobre dificuldades em rodar sistemas 32 bits (ex: SISACOE) em novos computadores 64 bits.

Os colegas da comunidade tem sugestões / experiências para solucionar este problema?

Agradecemos desde já.

2 Curtidas

O sistema até instala e roda, mas, algumas funcionalidades não rodam adequadamente, por exemplo, o módulo de emissão de boleto não abre. Já consultamos a Prodam e a ATSI (Lenice) e fomos informados que não abre devido a versão do Sistema Operacional ser 64bits.

4 Curtidas

Acredito que há a possibilidade de se criar uma máquina virtual rodando um S.O. Windows 32 bits (Usando o próprio Hyper-V embutido do Windows 10) para rodar os sistemas incompatíveis com 64bits.

Enquanto o SISACOE e demais sistemas Oracle Forms não são atualizados/desativados, acredito que seja a solução mais rápida.

Alguém já tentou? Poderia relatar a experiência?

4 Curtidas

Caros, bom dia!
Uma informação de extrema importância, ao criar uma instância 32 bits (virtualizada, seja qual for o virtualizador) não devemos esquecer que será uma “nova” máquina no domínio REDE - que deverá estar com os patches de segurança atualizado, anti-vírus (conta como mais uma licença) e não podendo esquecer que o Sistema Operacional deverá de certa forma estar licenciado, além de termos certeza de que é um Sistema Operacional suportado.
Com relação as máquinas que utilizam o SISACOE, nossa recomendação tem sido (PRODAM) de fazer um cascateamento das máquinas (deslocando a máquina mais nova para lugares aonde é possível trabalhar com 64 bits) e assim uma máquina melhor chegará até a praça de atendimento que necessita de um Sistema Operacional 32 bits (sempre suportado, por favor não coloquem Windows XP).
Qualquer dúvida sobre este assunto, estou à disposição - podem me acessar pelo ZAP (19 97414-1930).

3 Curtidas

Só lembrando, cada maquina virtual tem que ter uma NOVA licença do windows para a instalação :wink:

2 Curtidas

Detalhe pessoal, o esquema de licenciamento de OS Client (versão não server) é diferente de licenciar máquina física existe o conceito de Windows Virtual Desktop Access (VDA) quem quiser saber mais:

4 Curtidas

Hyper - V suporta isso. Oracle Virtua Box também, mas tem um macete pra funcionar a partir do windows 8

2 Curtidas

Se puderes compartilhar as configurações do modo de compatibilidade para o Windows 10, ajudará bastante - este é o intuito deste post.

Mas as máquinas novas são windows 10? Não podemos presumir que maquina nova = windows 10, mas vamos lá…

O tutorial abaixo explica como ativar o Hyper V e criar um a maquina virtual …atentar-se para o step “Especificar Geração” , tem que escolher a geração 1 para poder escolher a arquitetura 32 bits.

https://www.baboo.com.br/windows/instalando-e-usando-o-hyper-v-no-windows-10-pro/

Quanto ao Virtual Box, na verdade o macete é pra fazer o contrario : permitir que o Virtual box instale sistemas de 64 bits no windows 10 (isso ocorre por conta da camada hypervysor, do Hyper-V), abaixo o tutorial

http://estudantesdeti.com.br/virtualbox-nao-aparece-opcao-de-64-bit/

Obviamente, precisa ter licença do sistema a ser instalado na maquina virtual

3 Curtidas

Sobre o modo de compatibilidade, criar com o botao direito do mouse sobre o executável e marcar o modo de compatibilidade ( Vale tentar uma versao anterior, mas nao existe um “modo de compatibilidade com Arquitetura de 32”

5 Curtidas

Alguém já tentou utilizar a funcionalidade do windows “side by side” para rodar programas que possuem incompatibilidades entre versões de biblioteca para resolver esse problema?

Esse caso, aparentemente, não funciona pois o windows deve ter carregado em memória uma biblioteca compartilhada de 64-bit e que possui incompabilidade com o programa 32-bit. Se vc fizer uso do “side by side”, vc obriga o windows a carregar a biblioteca 32-bit requerida pelo programa ao invés da fazer uso uma já carregada em memória.

Segue link contendo explanação sobre o uso recurso: https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/windows/desktop/ff951640(v=vs.85).aspx

Acho que vale um teste para esse sistema. Havendo dúvida de como fazer isso funcionar, estou a disposição.

3 Curtidas

Compartilhei com a equipe de Microinformática de PRODAM que também está estudando este assunto, coloquei seu nome como contato para trocar idéias.
Obrigado!

3 Curtidas

Para Windows 7 sugiro Virtual PC + XP Mode

2 Curtidas

Pelo que está descrito neste link se for windows 7 pro não precisa de licença adicional para o XP com a solução apresentada do Virtual PC + XP Mode
https://social.technet.microsoft.com/Forums/windows/en-US/f5475e04-c0fd-4dce-b29a-6a8fb431c1f1/windows-xp-mode-licensing-for-corporate?forum=w7itprovirt

3 Curtidas

Fabrício, boa tarde!
A preocupação não é somente com relação ao licenciamento e sim com as vulnerabilidades atreladas ao XP, essa máquina Virtual precisa ser colocada no domínio REDE.SP para poder chegar ao ambiente do SISACOE.
A PRODAM está em fase final dos testes com a compatibilidade de de 32 bit do Windows 10 (e consecutivamente do Windows 7) para as máquinas que estiverem com Sistema Operacional em 64 bits.

1 Curtida

Acho importante tentarmos sair do XP no melhor esforço, mas em matéria de sustentabilidade, uma vez não tendo licenças, o XP Mode seria válido.A alternativa seria subir uma solução Unix emulando com Wine, mas enquanto isso não estiver pronto, a solução XP Mode me parece razoável.

2 Curtidas

Concordamos plenamente com o ponto André, remover XP da rede, pois é um grande risco para o ambiente da Prefeitura como um todo.

Para o SISACOE, especificamente, o time de microinformática da PRODAM já finalizou os testes e funcionou bem.
O procedimento está em fase de finalização e deveremos compartilhar até o final desta semana.

Esta solução, provavelmente atenderá qualquer aplicação baseada em cliente Oracle, posso até arriscar que deverá funcionar para qualquer aplicação 32 bit sobre Sistema Operacional 64 bits (para esta especificamente existe a necessidade de uma DLL adicional).

2 Curtidas

Caros, compartilho com vocês a solução documentada e recomendada pela PRODAM para o uso do SISACOE em estações com Windows 7 e 10 64 bits.
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/prodam/clientes/index.php?p=243732

Essa solução é provisória, o time de aplicação está em processo de evolução do produto.

3 Curtidas

Acabou o problema da incompatibilidade com o SISACOE em Sistemas Operacionais 64 bits. A PRODAM está disponibilizando o roteiro passo-a-passo com os novos procedimentos, bem como as respectivas DLL´s, que se encontram no link abaixo:

\nas.prodam\instalação oracle\Manuais\Procedimento Instalação Oracle Runtime Sisacoe (Windows 7 e 10 - 64 bits).pdf

\nas.prodam\instalação oracle\DLL´s - 64 bits

Aqui, funcionou perfeitamente!!

8 Curtidas

Boa tarde!

Ainda há sistemas que necessitam da arquitetura x86 para rodarem, como o PROCED, utilizado em SUGESP, por exemplo.
Acho interessante a ideia de disponibilizar computadores x86 dedicados, por setor, a sistemas x86.
Isso enquanto não surgirem dll’s que compatibilizem os programas com as arquiteturas, viabilizando a utilização mesmo em plataforma x64.

1 Curtida