12º FTTIC - Especificação de requisitos em acessibilidade de sites ou sistemas

A 12ª edição do Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação ocorreu nos dias 21 e 22 de agosto de 2019. Neste evento foram formados grupos de discussão para viabilizar a participação de todos e o tema Especificação de requisitos em acessibilidade de sites ou sistemas foi discutido pelos seguintes grupos:

21/08/2019

Fabricio Kassardjian – Secretaria Municipal dos Transportes
Adinan Batista Alves – Secretaria do Verde e Meio Ambiente
Douglas Souza – Secretaria de Governo Municipal
Washington Oliveira – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano
Heitor Farres – São Paulo Transportes
Rafael Neves – Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia
Pablo Ramon Arganaraz – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

22/08/2019

Juliana Tiemi Oshiro – Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia
Flávia Gonçalves Godinho – Autarquia Hospitalar Municipal
Luciano Cita Lucas – Autarquia Hospitalar Municipal
Fabio Queiros Vasconcellos – Subprefeitura Santo Amaro
Douglas Caldeira de Oliveira - Subprefeitura do Jaçanã/Tremembé
Rafael Neves – Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia
Pablo Ramon Arganaraz – Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Sidney Tobias de Souza – PRODAM

Os trabalhos aconteceram em duas etapas:
Inicialmente os Srs. Pablo Arganaraz e Sidney Souza realizaram uma introdução sobre acessibilidade mostrando a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), as legislações municipais, normativos da SMPED, Orientação Técnica 08 e o selo de acessibilidade digital criado pela SMPED.
Foram exibidas algumas informações sobre a quantidade de pessoas com determinados tipos de deficiência no Brasil e na cidade de São Paulo, mostrando a quantidade de cidadãos que ficam impossibilitados de acessar serviços e informações públicas quando não existe mecanismos que promovem acessibilidade.
Em seguida foram apresentados alguns trechos de termos de referência de contratação de desenvolvimento de sites onde o setor público tentou garantir a acessibilidade. Os componentes do grupo fizeram diversas discussões sobre o conteúdo apresentado e identificaram que todos tinham brechas para entrega de um site que não estaria totalmente acessível ou seriam impugnados no processo licitatório por falta de detalhes do que se era exigido no quesito acessibilidade.

Em seguida foi apresentada uma proposta de texto para ser utilizado em termos de referência (encontra-se na apresentação anexa) que deve atender as legislações vigentes escrita de forma simples.

O Douglas Souza da Secretaria de Governo Municipal é desenvolvedor e trabalha na manutenção e publicação de conteúdos no portal da prefeitura de São Paulo reforçou que para manter um site acessível é necessário primeiramente mantê-lo bem estruturado e organizado e esse é um grande benefício.

Por fim, os participantes do grupo tiveram a experiência “às cegas” navegando em um site acessível e em outro com problemas de acessibilidade. Essa ação serve para conscientizar ainda mais a importância de não excluir pessoas com algum tipo de deficiência.

O aplicativo utilizado para navegar foi o NVDA (Clique aqui para baixar o aplicativo)

Apresentação_12FTTIC - Acessibilidade.pdf (1,1 MB)

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