10º FTTIC Qual a melhor forma de Gerenciar Licenças de Software?

A 10ª edição do Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação ocorreu nos dias 24 e 25 de Abril de 2019. Testamos um novo formato, com mesas de discussão que viabilizassem maior participação de todos e algum encaminhamento prático.
O tema Gestão de Licenças de software ocorreu nos dois dias, com os seguintes participantes:
Dia 24/04:
Adinan Batista Alves (APDO-SMIT)
Brunno (SMIT)
Edmilson Atanasio de Moraes Junior (SUB-CS)
Leandro Oliveira Juvencio (SUB-AF)
Lucas Aversa Martins (APDO-SMIT)

Dia 25/04:
Bruno Silva dos Santos (SMC)
Wermerson Anacleto (SMC)
Guilherme Silva Tomaz (SMDU)
Manoel Rodrigues Marto (SUB-BT)
Dayane de Almeida Silva (SUB-IP)

A conversa ocorreu em 3 etapas:
Inicialmente, conversamos sobre tipos de licenças de software e sobre qual é o cenário atual dos setoriais na maneira de fazer a Gestão de Licenças. A Orientação Técnica 004 – Inventário de Ativos e Licenças de Software estabelece diversas diretrizes técnicas,gerais e específicas,para os Órgãos Setoriais da Prefeitura do Município de São Paulo no tocante à gestão de inventário de ativos de TI, incluindo licenças de Software.
Cenário atual:

  • Muitos setoriais não fazem a gestão de suas licenças;
  • Os que fazem, o controle geralmente é manual, feito em planilhas e em alguns setoriais com alguma automação e há ainda os que locam equipamentos, tendo a gestão de licença realizada pelo fornecedor;
  • Nas Subprefeituras, geralmente uma pessoa é responsável por todas as tarefas, incluindo a Gestão de Licenças;
  • Devido a questão de “Legados”, há dificuldade em controlar prazos de vencimento, ou mesmo controlar o uso de software não licenciados. Muitas máquinas possuem softwares nessa categoria;
  • Muitos usuários com privilégios de administrador instalam por conta própria softwares não licenciados crackeados em suas estações de trabalho.

Na segunda etapa, conversamos sobre as melhores práticas e ferramentas para fazer uma Gestão de Licenças adequada e eficaz e criamos proposta para melhorar a Gestão de Licenças de software nos setoriais.

Proposta:

  • Automação da Gestão de Licenças por meio de Ferramenta Open Source (GLPI);

Na etapa final, pedimos aos participantes que preenchessem um plano de ação sobre qual iniciativa poderiam tomar a partir do resultado das discussões.

Plano de Ação:

  • Elaborar Catálogo de Serviços;
  • Definir adequadamente os perfis de usuários;
  • Criar o Portifólio de Sistemas;
  • Elaborar e colocar em prática um plano de Gestão de Licenças que contemple a aquisição, upgrades e prazos de expirações e cronograma de ações e responsabilidades bem definidas;
  • Estabelecer parceria com o órgão central para a utilização do CITI (GLPI);
4 Curtidas