10º FTTIC - Como contratar um link adequado

A 10ª edição do Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação ocorreu nos dias 24 e 25 de Abril de 2019. Testamos um novo formato, com mesas de discussão que viabilizassem maior participação de todos e algum encaminhamento prático.
O tema Como contratar um link adequado ocorreu apenas no dia 24/04, com os seguintes participantes:

Ana Lucia Fernandes de Jesus Antunes (SVMA)
Dennis Cardoso da Cunha (APDO-SMSUB)
Fábio Souza Santos Carneiro (SVMA)
Ricardo Suanez Gonçalves (COHAB)
Roberto Ribeiro Fernandes (FUNDATEC)
Willian Haddad (SMDET)

A conversa ocorreu em 3 etapas:
Inicialmente, conversamos sobre tipos de contratos utilizados pelas áreas dos participantes e elencamos os principais problemas:

• Interconexão entre redes com utilização da VPN, causando instabilidade e indisponibilidade.
• Lentidão na rede, principalmente quando há atualizações do Windows ou pacote Office.
• Falta de informações de serviços executados com a PRODAM, pois as áreas alegam que não conseguem identificar de forma clara se os serviços pagos com relação à conectividade de rede foram realizados.
• Falta de transparência no processo de gerenciamento (comunicação), pois em diversas situações que os órgãos setoriais passavam por problema de link com a PRODAM foi difícil conseguir informações sobre o problema e prazo para solução.

Na segunda etapa, conversamos sobre propostas para solucionar os problemas elencados levando em consideração que cada área de TIC tem um problema distinto, mas receberam propostas das outras áreas que já passaram por situações semelhantes. As propostas foram:

• Contratação direta de links de conectividade prevendo que em alguns casos é necessário interconectar com a rede PRODAM e é necessário equiparar as duas infraestruturas existentes para não causar impacto negativo na conexão;
• Os representantes das áreas de TIC relataram que os casos de lentidão ocorrem principalmente às segundas-feiras e os demais informaram que possivelmente a rede fica congestionada com atualizações do Windows ou pacote Office. As propostas para esse problema foram configurar um pequeno servidor localmente na área e alterar a política de atualização do Windows para buscar a atualização neste servidor. Dessa maneira o uso da banda externa será reduzido ou configurar os desktops para ligar em horário de baixo uso da rede - noite ou madrugada - e buscar as atualizações.
• Consultar o gerente de relacionamento da PRODAM exigindo um procedimento padronizado para solicitação, acompanhamento e execução de serviços.
• No momento da elaboração de termo de referência ou contratação atentar às recomendações das Orientações Técnicas 006 – Dos links de conectividade internet e 002 – Da interconectividade de redes (quando houver). Pois diversos problemas apresentados na discussão podem ser solucionados seguindo as orientações.

Na etapa final, pedimos aos participantes que preenchessem um plano de ação sobre qual iniciativa poderiam tomar a após as discussões para solucionarem os problemas das suas áreas.

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