A 10ª edição do Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação ocorreu nos dias 24 e 25 de Abril de 2019. Testamos um novo formato, com mesas de discussão que viabilizassem maior participação de todos e algum encaminhamento prático.
O tema Análise e integração de base de dados ocorreu nos dois dias, com os seguintes participantes:
Dia 24/04:
Andrew Solera (APDO - Saúde)
Dirceu Milani Jr. (SP Obras)
Gilmar Conceição (SP Obras)
Guilherme Noguchi (APDO - SME)
Ronaldo da Silveira (SME)
Nobuyo Ishihara (APDO - SMIT)
Rodrigo Ribeiro (APDO - SMIT)
Dia 25/04:
Rafael Sandalo (SVMA)
Murillo Rocha (APDO - SMIT)
Patrick Lopes (APDO - SG)
Daniel dos Santos (APDO - PGM)
Douglas de Souza (SECOM)
A conversa ocorreu em 3 etapas:
Inicialmente, conversamos sobre a estrutura organizacional e a realidade dos Órgãos Setoriais em relação a análise de dados e produção de relatórios. No geral, revelaram-se dois tipos de realidade: em secretarias maiores, que possuem maior necessidade de informação, possuem um ou mais setores específicos para a produção de informações e relatórios, eventualmente necessitando do auxílio do setor de gestão de TI; já em setoriais menores, as informações geralmente dependem de relatórios disponibilizados internamente nos sistemas utilizados e não existe um conhecimento pleno das bases de dados disponíveis e seu conteúdo. Uma realidade comum aos dois cenários é a falta ou dificuldade de integração com dados de outros órgãos, com a decisão do compartilhamento de informação dependendo fortemente da inclinação política (principalmente no tocante a abertura de dados) dos responsáveis pelas pastas.
A partir da segunda etapa do evento a discussão tomou formas bem diferentes nos dois dias.
No primeiro dia, as propostas surgiram com o intuito de aumentar a integração de dados entre órgãos diferentes. Para isto, a percepção dos participantes era da necessidade de uma política transversal que aborde integração de dados entre os órgãos setoriais e defina o compartilhamento interno de dados como padrão e exigindo justificativa técnica quando a decisão seja contrária a esse padrão.
Como consequência, dado o escopo da proposta, não houve confecção de planos individuais nesse dia. Em lugar disso, houve um detalhamento da proposta, tentando identificar os passos necessários e os principais envolvidos para que uma política desse tipo fosse concebida e publicada.
Já no segundo dia, o maior foco das propostas foi a integração de dados dentro do próprio órgão. Neste sentido, identificou-se a necessidade de um inventário de bases de dados – que contenha não apenas o título e sistema de gerenciamento da base, mas detalhes sobre a sua estrutura e conteúdo – e inventários de sistemas, para tornar possível a realização de um planejamento que vise a integração de dados entre os diferentes sistemas.
Em seguida, cada integrante detalhou um plano individual de ação, com descrição de alguns passos necessários, atores necessários e ações da CGTIC que poderiam auxiliar na realização desse plano.
Como prometido na mesa do fórum, aqui está o link para os materiais utilizados no dia:
Governança de Dados na era da informação by Jefte Barboza https://link.medium.com/WwiwAmZ4TW