10º FTTIC - Como aumentar a integração de dados na PMSP?

A 10ª edição do Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação ocorreu nos dias 24 e 25 de Abril de 2019. Testamos um novo formato, com mesas de discussão que viabilizassem maior participação de todos e algum encaminhamento prático.
O tema Análise e integração de base de dados ocorreu nos dois dias, com os seguintes participantes:

Dia 24/04:
Andrew Solera (APDO - Saúde)
Dirceu Milani Jr. (SP Obras)
Gilmar Conceição (SP Obras)
Guilherme Noguchi (APDO - SME)
Ronaldo da Silveira (SME)
Nobuyo Ishihara (APDO - SMIT)
Rodrigo Ribeiro (APDO - SMIT)

Dia 25/04:
Rafael Sandalo (SVMA)
Murillo Rocha (APDO - SMIT)
Patrick Lopes (APDO - SG)
Daniel dos Santos (APDO - PGM)
Douglas de Souza (SECOM)

A conversa ocorreu em 3 etapas:
Inicialmente, conversamos sobre a estrutura organizacional e a realidade dos Órgãos Setoriais em relação a análise de dados e produção de relatórios. No geral, revelaram-se dois tipos de realidade: em secretarias maiores, que possuem maior necessidade de informação, possuem um ou mais setores específicos para a produção de informações e relatórios, eventualmente necessitando do auxílio do setor de gestão de TI; já em setoriais menores, as informações geralmente dependem de relatórios disponibilizados internamente nos sistemas utilizados e não existe um conhecimento pleno das bases de dados disponíveis e seu conteúdo. Uma realidade comum aos dois cenários é a falta ou dificuldade de integração com dados de outros órgãos, com a decisão do compartilhamento de informação dependendo fortemente da inclinação política (principalmente no tocante a abertura de dados) dos responsáveis pelas pastas.
A partir da segunda etapa do evento a discussão tomou formas bem diferentes nos dois dias.
No primeiro dia, as propostas surgiram com o intuito de aumentar a integração de dados entre órgãos diferentes. Para isto, a percepção dos participantes era da necessidade de uma política transversal que aborde integração de dados entre os órgãos setoriais e defina o compartilhamento interno de dados como padrão e exigindo justificativa técnica quando a decisão seja contrária a esse padrão.
Como consequência, dado o escopo da proposta, não houve confecção de planos individuais nesse dia. Em lugar disso, houve um detalhamento da proposta, tentando identificar os passos necessários e os principais envolvidos para que uma política desse tipo fosse concebida e publicada.
Já no segundo dia, o maior foco das propostas foi a integração de dados dentro do próprio órgão. Neste sentido, identificou-se a necessidade de um inventário de bases de dados – que contenha não apenas o título e sistema de gerenciamento da base, mas detalhes sobre a sua estrutura e conteúdo – e inventários de sistemas, para tornar possível a realização de um planejamento que vise a integração de dados entre os diferentes sistemas.
Em seguida, cada integrante detalhou um plano individual de ação, com descrição de alguns passos necessários, atores necessários e ações da CGTIC que poderiam auxiliar na realização desse plano.
Como prometido na mesa do fórum, aqui está o link para os materiais utilizados no dia:
Governança de Dados na era da informação by Jefte Barboza https://link.medium.com/WwiwAmZ4TW

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@d841165, você tem alguma referência legal sobre aquele esquema de arquitetura que você citou na mesa?

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Esse é o papel que o @d841165 rabiscou essa arquitetura que acredito que você esteja mencionando @d855395.

Sim, esse print ta um caos, tanto que alguém rabiscou um pouco acima do que ele já tinha rabiscado.

Mas em resumo do segundo dia.
Entendemos que o trabalho inicia-se como vc mencionou @d855395, com um inventario das bases e sistemas. Tendo como desafio aqueles pequenos controles perdidos em unidades nas quais não se desprendem de seus amados XLS e XLX.

Ao ponto que depois do @d841165 levantar o cenário ideal, que seria essa arquitetura rabiscada ai da imagem, chegamos a utopia, uma possível intranet de escala municipal onde essas informações estariam disponíveis.

Foi colocado por algum dos participantes, que já existe algo semelhante a um inventario, aonde todos, ou quase todo mundo da prefeitura tem que responder. o CMBD, http://dados.prefeitura.sp.gov.br/dataset/cmbd-catalogo-municipal-de-bases-de-dados.

Nesta quarta-feira, aliás, a controladoria promoveu um evento sobre os 7 anos da LAI, e foi mencionado sobre o CMBD.

Acredito que, aproveitando esse momento que está tão próximo, de resposta a controladoria sobre o CMBD, poderiamos aproveitar a atividade para chegarmos a um denominador comum sobre esse iventario de bases na PMSP.

O formato do CMBD, o que melhorar ? O que é bom, o que é ruim?
Vamos utilizar o CMBD como nosso ponto de partida ?

É isso.
:vulcan:

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Só vou jogar esse conteudo aqui da nossa grande parceira tecnologica.

http://www.portalprodam/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=232&Itemid=1284

http://www.portalprodam/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=239&Itemid=1474

http://www.portalprodam/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=181&Itemid=1287

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Aproveitando que foi citado o CMDB, alguém tem o contato ou poderia informar como podemos proceder para inclusão de dados no portal de dados abertos (http://dados.prefeitura.sp.gov.br/)?

Tentei contato através do e-mail portaldetransparencia@prefeitura.sp.gov.br mas não houve retorno.

A ideia seria incluir algumas bases da Saúde no portal.

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@X434435 A controladoria define uns pontos focais, os quais devem possuir um contato direto a alguém do CMBD, geralmente são pessoas que também respondem pelo e-sic.

Aqui na SVMA o ponto focal é uma pessoa do juridico, talvez ai também seja.

Se o e-mail portaldetransparencia@prefeitura.sp.gov.br não ta rolando, acho que vale perguntar na assessoria juridica dai.

Achei um e-mail aqui com um telefone.

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Obrigado @d755455!!! Vou tentar por aqui, valeu!